66 anos de Zico, o melhor jogador de futebol da história do Flamengo

220px-Zico_2012

Hoje é aniversário de Arthur Antunes Coimbra, o popular “Zico”, o melhor jogador de futebol da história do Flamengo e um dos maiores do Mundo. Atualmente, Zico trabalha como treinador (no Japão) e é ex-dirigente do Mengão. O nosso eterno craque completa 66 anos de vida. E que vida!!

Zico liderou a vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980. Ele ganhou campeonatos brasileiros, a Taça Libertadores da América e o Campeonato Mundial de Clubes e vários títulos cariocas. Jogou pela Seleção Brasileira nas Copas Argentina 1978, Espanha 1982 e México 1986, com boas atuações mas sem títulos com a camisa canarinho.59742_529648887080237_1194555587_n

Também passou pelo pelo Udinese (ITA) (aliás, chorei copiosamente quando Zico partiu pra Udinese) e foi para o Japão, atuar pelo Sumitomo Metals, que depois se tornou Kashima Antlers, onde o jogador foi atleta e iniciou sua carreira como treinador. Ele foi o melhor jogador da história dos dois clubes.

Quem resumiu brilhantemente a passagem de Zico pela Udinese foi o jornalista do “Il Gazzettino de Veneza”, profissional encarregado de segui-lo, Luigi Maffei: “Para nós, friulanos, Zico tem o mesmo significado de usocrates-zico-selecao-brasileira-1982-size-598m motor da Ferrari colocado dentro de um fusca. Sentimo-nos os únicos no mundo a possuir um carro tão maravilhoso e absurdo”.

Além do Kashima Antlers (Japão), onde jogou, Zico fez sucesso como técnico no CSK Moscou (RUSS) e Fernebace (TUR).
ZICO_C-1
“O cobrador corresponde a um atirador de elite, aquele que fica no telhado com a mira do rifle esperando a mínima movimentação do goleiro para surpreender as redes” – Fabrício Carpinejar. Zico era o nosso atirador de elite. O melhor que tivemos. Além disso, sempre foi sinônimo de decência sem ser um chato arrogante ou preconceituoso.

Apesar de comandar aquela Seleção Brasileira (para muito “A seleção”) em 1982 e ter participado de três Copas do Mundo, Zico nunca se sagrou campeão mundial.

O cara atuava como meio-campo, mas sempre foi artilheiro. Bater falta para ele então, era pênalti. Zico foi rotulado no exterior de “Pelé Branco”. Foram 970 jogos e 703 gols, destes, 509 pelo Flamengo. “Zico foi o líder do melhor time que vi jogar. Ele é um mito e não haverá outro como ele” – Romário.

535612_620035064680540_1079036989_nMeu saudoso pai, Zé Penha, sempre dizia que Zico foi o maior depois de Pelé. Discordo, a história do futebol teve Maradona, Romário e Ronaldo. Mas é verdade que Zico é ídolo de muitos ídolos, como o também ex jogador italiano Roberto Baggio (aquele mesmo que perdeu o penal em 1994, quando nos tornamos penta).

Acredito que existem e existiram muitos craques no futebol mundial, mas poucos gênios. Zico foi um destes gênios. Além de felicitações, minha gratidão, respeito e admiração, pois o vi jogar e fazer a alegria da nação rubra negra. Enfim, palmas para o cara, que ele foi e é PHoda. Parabéns Zico!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *