Celebração do “Dia C”: cooperativas promovem ações sociais em Santana

diac1

O município de Santana, a 23 km de Macapá, foi escolhido como sede da comemoração do Dia de Cooperar, no próximo dia 4 de julho. Também chamado Dia C, o movimento de incentivo ao voluntariado está sendo promovido por oito cooperativas com ações voluntárias e serviços à comunidade. Estão programadas visitas à Casa de Hospitalidade, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade e ao abrigo de idosos. Além dos serviços prestados às instituições, as cooperativas organizarão atendimentos à comunidade como: aferição de pressão, orientações para higiene bucal, emissão de documentos, reconhecimento de paternidade e consultas médicas, em diversas áreas.

Segundo o presidente do Sistema OCB/AP*, Gilcimar Pureza, é o momento de celebrar o cooperativismo de forma que a comunidade seja beneficiada. “Esperamos um público de cerca de 2 mil pessoas. É o cooperativismo do Amapá mostrando sua força neste Dia de Cooperar”, afirma.

O Dia C também é celebrado no interior. Uma campanha promovida pela Comfcoi (Cooperativa de Transporte Fluvial e Terrestre do Oiapoque) mobilizará uma força tarefa para a limpeza da orla do Oiapoque (AP), na fronteira com a Guiana Francesa. Os 59 cooperados, com o apoio de órgãos públicos e de outras cooperativas da região, esperam superar a marca do ano passado, quando foram coletadas 20 toneladas de lixo.

Por dentro do “Dia C”

downloadO Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB**) que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema “Escolha cooperativismo, escolha equidade”.

O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são 1.139 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.482 ações voluntárias.

Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop*** em seu estado.diac111

* Sistema OCB/AP – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá e pelo Sescoop/AP.

** Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).

** Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

DIA DE COOPERAR 2015: SANTANA

diac11Dia de lazer e programação cultural na Casa de Hospitalidade e abrigo de idosos. Atendimentos à comunidade, como aferição de pressão, orientações para higiene bucal, emissão de documentos, reconhecimento de paternidade e consultas médicas, nas áreas de: consultas médicas em pediatria, ginecologia, otorrinolaringologia, entre outros.
Endereço: Avenida José de Anchieta, 350 – Santana-AP.
Horário: a partir das 8h.

Informações para a imprensa:
Dia C – Amapá
Flávia Fontes: [email protected] / (96) 981129431
Ex-Libris Comunicação Integrada: (61) 3032-1337
Fernanda Mira –[email protected] (61) 9130-7171
Guilherme Costa – [email protected] (61) 8209-1607

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *