Escritora Ester Pena lança livro nesta quinta-feira, 5


A escritora Maria Ester Pena Carvalho realiza nesta sexta-feira, 05, no hall da Rádio Universitária da Universidade Federal do Amapá (Unifap), às 17h, o lançamento e noite de autógrafos do romance “As aventuras do professor Pierre na terra Tucuju”, premiado pelo Edita de Produção Literária Simãosinho Sonhador, do Governo do Estado do Amapá. O livro foi apresentado e lançado durante a 2ª Feira do Livro do Amapá – Flap.

O romance trata da formação da cultura amapaense, sob a perspectiva de um francês que escolheu morar em Macapá dos anos 70, e que ao longo do romance, o personagem vai descobrindo o porquê dessa escolha “no jeito do povo daqui”.

A história

Um velho e solitário professor de francês é o personagem principal do livro. Jean Pierre é um pesquisador interessado sobre o eletromagnetismo relacionado com os fenômenos do tempo, que vive intensamente os seus valores morais em permanente conflito com sua curiosidade científica, mas nada tem de super-herói, muito pelo contrário, ele é um homem comum de sua época, que, por conta de sua descoberta, tem o privilégio de vivenciar várias épocas.

Um personagem apaixonante, sendo intitulado pela autora como “o francês mais amapaense que já passeou pelo tempo, pela geografia, pela história e pela cultura do Amapá”.

O livro traz uma crítica sutil à época relatada, mas também um registro, porque recheado de fatos, de lugares, de modos de pensar, e de traços culturais verdadeiros (música, pintura, artesanato…), apresentados como responsáveis pelo modo de ser do amapaense, buscando-se nele uma fórmula de abordagem bastante agradável e de fácil leitura.

A autora

Maria Ester é amapaense, funcionária pública estadual e socióloga. Uma apaixonada pela literatura que busca em seu primeiro trabalho mostrar um pouco da história do Estado que tanto ama e homenagear também o seu avô Teodomiro Pena, que foi o seu maior incentivador, sempre lhe contando ótimas histórias do povo tucuju.

Serviço:
Lançamento e noite de autógrafos: As aventuras do professor Pierre na terra Tucuju – Maria Ester Pena Carvalho
Data: 05/12/2013
Horário: 17h
Local: Unifap – Hall da Rádio Universitária.
Thiago Soeiro/Flap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *