Exposição de bonecas mostra trajetória da mulher negra no Amapá

DSCN0623

Por Paula Monteiro

Uma exposição em Macapá com mais de trinta bonecas retrata a trajetória da mulher negra no Amapá. A mostra acontece no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), na Zona Central da cidade, até 27 de novembro, de 8h às 18h. A entrada é gratuita.

As bonecas são feitas de materiais recicláveis, como garrafas PET, bicuit e tecido. Duas artesãs produziram as peças que mostram as conquistas da mulher negra, desde a senzala até o mercado de trabalho.

A exposição ‘Mulher Negra: Inserção nos movimentos sociais no Amapá’ faz parte das comemorações do Dia Estadual da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

“A proposta do museu é fazer um resgate dos movimentos sociais da mulher negra no Amapá. Ouvimos 15 representantes mulheres que vivem nas principais comunidades quilombolas no estado, e, com o estudo, surgiu a oportunidade de oferecer espaço a duas artesãs que trabalham com bonecas que retratam a mulher negra”, falou a pesquisadora do museu Ivanete de Souza Cardoso.

DSCN0630

O museu está aberto ao agendamento de visitas por escolas que queiram ir à exposição. As bonecas também estão à venda a preços a partir de R$ 35. “Uma forma de valorizar o trabalho das artesãs”, diz Ivanete.

No último dia da mostra, será realizada uma mesa redonda com representantes das comunidades afrodescendentes que vão debater sobre o papel da mulher negra no cenário atual. O encontro será gratuito, com previsão de início para as 17h, no museu.

Serviço:

Exposição ‘Mulher Negra: Inserção nos movimentos sociais no Amapá’
Data: De 16 a 27 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), na Rua São José, Centro de Macapá
Ingresso: entrada gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *