Exposição sobre as Louceiras do Maruanum é aberta em Macapá

11935660_966863656703270_1701383429_n

Nesta segunda-feira, dia 24 de Agosto, o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA abre uma exposição inédita sobre o conhecimento para fazer louças das mulheres do Maruanum. O distrito do Maruanum, localizado a apenas 58km de Macapá, é o centro onde estas louceiras praticam um conhecimento secular.

Na exposição, é mostrado que – muito além da técnica – estas louceiras dominam conhecimentos minuciosos que conectam humanos e não-humanos, coisas e emoções, saberes e fazeres. Com elas, aprendemos que uma panela não é apenas uma peça de cozinha. É uma peça de saber, é um conjunto de histórias, é a forma material de conhecimentos imateriais.

A exposição foi idealizada por um jovem pesquisador, Fabrício Ferreira, que desenvolve um trabalho de Mestrado com as louceiras. Fabrício foi colaborador do Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA e agora é aluno do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA, com bolsa da CAPES. A ideia da exposição surgiu há alguns anos, quando louceiras visitaram o setor de arqueologia do IEPA. Nos últimos meses, a ideia foi retomada, e o Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA abraçou a oportunidade. A exposição conta ainda com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (IMPROIR), ligado à Prefeitura Municipal de Macapá, e do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (CEPAP), ligado à UNIFAP.

Serviço:

Local: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA)/ Núcleo de Pesquisa Arqueológica| Av. Feliciano Coelho, 1509
Abertura: 24 de Agosto, às 14h30min
Visitação: de Segunda à Sexta, das 9h às 17h30min
Contatos: Fabrício Ferreira : 99156 9765/ Mariana Cabral: 98805 2994

Núcleo de Arqueologia do IEPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *