Fórum de Boas Práticas na Administração Pública cumpre sua missão de promover o conhecimento

DSC_0006

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) encerrou nesta sexta-feira (4) o Fórum de Boas Práticas na Administração Pública. A exemplo da primeira noite, o seminário atraiu grande público. Os presentes assistiram a palestras de especialistas sobre Experiências Inovadoras e Implantação e Fortalecimento dos Controles Internos dos Órgãos / Entidades do Estado e Municípios do Amapá.PresidentedoTRE

Para o Presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, o Fórum cumpriu sua missão, que foi promover a interação de conhecimentos entre os órgãos participantes. “O encontro fortaleceu não somente o TRE, mas as demais instituições envolvidas. Atingimos o objetivo, pois trocamos experiências para dar melhor eficiência ao serviço público. Dessa forma, o que dá certo em uma instituição poderá ser positivo em outro órgão. Essa interação faz com que todos aprendam as especificidades umas das outras. Nosso foco central é o Controle Interno, pois é a forma de evitar irregularidades dentro da gestão pública. Assim, todos ganham”, sublinhou.

É essencial que as instituições promovam esse debate. Disseminar conhecimento sobre a administração pública é extremamente benéfico para a gestão. Principalmente dos municípios do interior. Os prefeitos, secretários e servidores têm a oportunidade de aprender. Dessa forma, os recursos serão bem aplicados, inclusive com economia e responsabilidade. Outra vantagem deste Fórum éDSC_0114 que os Poderes Executivos municipais e estadual tenham a orientação direta de órgãos controladores, com toda a técnica necessária para o avanço na gestão. Parabenizo o Presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, pela iniciativa”, ressaltou o Ministro do Tribunal de Contas da União, Marcos Bemquerer.

Primeiro painel

No primeiro painel, com 1h30 de duração e mesa dirigida pelo Desembargador Carlos Tork, os palestrantes explanaram sobre Experiências Inovadoras. Especialistas do Tjap, TCE e Unifap. A Diretora de Planejamento do MPE, Eliana Leitão, iniciou a noite de palestras e abordou a Implementação e Planejamento Estratégico, que nIMG_2871 - Cópiaorteia as eficientes ações do Ministério Público Estadual.

O Presidente do TRE palestrou sobre as experiências positivas da Itinerância da Justiça Estadual. O magistrado explanou informações, estatísticas processuais e Financeiras do Tribunal de Justiça do Amapá e os benefícios da Justiça Itinerante para a população. Já o Coordenador de Desenvolvimento do TRE/AP, Marcílio Lira, discorreu sobre o Programa Gestão por competência, desenvolvido com sucesso na Justiça Eleitoral. A Academia contribuiu com palestra do professor da Unifap, Allan Jasper, que explicou sobre o Projeto Procedimento Operacional Padrão (POP), o qual a tranDSC_0044sparência é um dos princípios da governança corporativa.

A Coordenadora de Planejamento do TCE, Xirlene Costa, abordou o funcionamento do Projeto TCE-Cidadão, idealizado para contribuir para o estabelecimento de uma cultura de responsabilidade cidadã. Dentro da apresentação do Tribunal de Contas ocorreu uma apresentação lúdica-teatral, que explicou na prática o funcionamento da ação.

Segunda etapa

No segundo pDSC_0040eríodo do seminário, com mesa presidida pela Promotora de Justiça do Estado do Amapá, Ivana Cei, teve início a rodada de palestras. O Ministro Marcos Bemquerer Costa palestrou sobre Implantação e fortalecimento dos controles internos dos órgãos / entidades do Estado e municípios do Amapá. Entre os debatedores, a mesa contou ainda com o conselheiro do TCE, Reginaldo Ennes, e o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Parceiros

O Fórum de Boas Práticas na Administração foi uma realização do TRE, TCU, Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal, IMG_2988Justiça Federal, Unifap, Governo do Amapá, Prefeitura de Macapá, MPE, TCE, Associação dos Municípios do Estado do Amapá e da ONG Atitude Brasil.

Prestigiaram o evento a Presidente do TCE, Elizabeth Picanço, magistrados, secretários de Estado e secretários municipais; centenas de servidores públicos das instituições envolvidas, estudantes, imprensa e serventuários da Justiça Eleitoral e Estadual.

Fotos: Adson Rodrigues e Vandy Ribeiro
Elton Tavares – Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *