No AP, cultura e ciência marcam programação do Equinócio 2015

voto1

Por Jéssica Alves

O alinhamento do sol com a linha imaginária do equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta e faz o dia e a noite terem a mesma duração poderá ser visto mais claramente na quarta-feira (23), em Macapá. O fenômeno conhecido como Equinocio da Primavera vai acontecer no Marco Zero do Equador, um dos principais pontos turísticos da cidade, localizado na Zona Sul.

O Equinócio poderá ser visto a partir das 5h através do obelisco do monumento. O evento acontece duas vezes ao ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas para o estado. Apresentações culturais e atrações artísticas serão realizadas para os visitantes, segundo a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A programação acontecerá até sexta-feira (25) com visitas de alunos de escolas estaduais e municipais, exposições e experimentos científicos, celebração do equinócio, queima de foEquin_cio_LUOMO_foto_M_RCIA_DO_CARMOgos e shows de artistas locais.

Na quarta-feira, a partir de 8h, grupos de marabaixo farão apresentação para os visitantes. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) fará apresentação de rapel e banda de música.

De acordo com a secretária de estado de Turismo, Cintia Lamarão, a programação será realizada junto com a 3ª Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá, evento da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que busca promover o intercâmbio científico com estudantes da rede estadual.

“A ideia é juntar a feira com o evento do Equinócio, que além de ser um fenômeno natural é explicado pela ciência. Vem enriquecer o conhecimento explicando aos visitantes sobre o fenômeno do equinócio “, informou a secretária.

Segundo a secretária, acadêmicos dos cursos de física e geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) elaboraram painéis que serão expostos no salão de eventos do Marco Zero. Eles vão explicar como acontece o fenômeno do equinócio e também vão mostrar curiosidades sobre o espaço e os planetas, além de realizarem experimentos científicos.

12025471_841252629329667_1666052606_n

Equinócio

O fenômeno é o alinhamento do sol com a linha imaginária do equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta. Ele pode ser visto através da sombra do sol que reflete no obelisco do monumento em Macapá. Durante o equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. O evento acontece duas vezes por ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas ao estado.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *