Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre os temas da Semana de Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida da Embrapa

prevencao-de-dst_aids-foi-um-dos-temas_foto-dulcivania-freitas

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Embrapa Amapá realiza, nos dias 26, 28 e 30 de setembro, a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e a 7ª Semana de Qualidade de Vida. Os eventos simultâneos são dirigidos aos empregados, estagiários e terceirizados, e constam de palestras sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), doação de medula óssea, aposentadoria, educação ambiental e segurança alimentar. A realização dos eventos é coordenada pela equipe da CIPA, composta por Carlos Alberto Monte Verde Pinheiro (presidente), Adriana Bariani, Daniel Araújo e Rodolfo Costa. Atuam como parceiros, a Comissão Local de Gestão Ambiental, Associação dos Empregados da Embrapa Amapá (AEE) e seção Amapá do Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário).

A abertura aconteceu às 8h30 desta segunda-feira, 26/9, no auditório Marabaixo, da Embrapa Amapá, com a composição da mesa integrada pela chefe administrativa, Solange Moura; o presidente da CIPA, Carlos Monte Verde Pinheiro; o presidente da AEE, Francisco Chagas Neto; o presidente da seção Amapá do Sinpaf, Jorge Segovia; e o representante do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Márcio Souto, que na ocasião confirmou a realização do curso para cipeiros da Embrapa Amapá, no período de 3 a 7 de outubro deste ano. Em seguida, a enfermeira Josilene Cristina Monteiro Rodrigues, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Amapá), apresentou uma palestra abordando a prevenção de riscos relacionados a materiais perfuro-cortantes e outros meios de contaminação; seguida da apresentação da médica do trabalho, Maria Helena Araújo, sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com destaque para a Aids.

medica-do-trabalho-fala-sobre-prevencao-de-dsts_aids_foto-dulcivania-freitas

A programação da 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e a 7ª Semana de Qualidade de Vida prossegue na quarta-feira, 28/9 e sexta-feira, 30/9, com palestras sempre pela manhã. Nestes dois dias, as instituições convidadas são o INSS, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), cujos representantes irão realizar palestras com enfoque em aposentadoria, educação ambiental e segurança alimentar, respectivamente. O objetivo destes eventos é orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, incentivar a adoção de estilo de vida saudável por meio da prática de esportes, lazer e alimentação balanceada, promovendo a saúde e a valorização da vida. Os organizadores alertam que a prevenção de acidentes, seja no trabalho, no ambiente doméstico, ou até mesmo no trânsito, deve ser contínua, como também o cultivo de hábitos, alimentação e estilo de vida que levem a uma vida mais feliz. De acordo com a legislação trabalhista do Brasil, a SIPAT deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre conceitos e práticas relacionados a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 98137-7559 I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *