Semdec e agricultores traçam metas e analisam demandas


Na quarta-feira, 19, a equipe do Departamento de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) esteve no distrito do Pacuí visitando as comunidades de Santa Luzia e Tracajatuba. Na última, houve reunião com a Associação de Agricultores Familiares para tratar do retorno do maquinário para o preparo do solo das áreas que fazem parte do projeto Mecanização Agrícola, da Prefeitura de Macapá.

Para a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Setor Agropecuário da Semdec, Luana Andrade, o momento foi para traçar metas e analisar as demandas. “Nosso planejamento é para começar ainda neste primeiro semestre, com o retorno das máquinas ao campo, pois estão em manutenção. Antes disso, estamos visitando os distritos e localidades que fazem parte do projeto, avaliando as necessidades e dando orientação técnica aos agricultores, escutando cada um. Esse diálogo é fundamental para termos um bom trabalho”.

A comunidade de São Joaquim do Pacuí foi atendida ano passado com o projeto, que preparou 46 áreas para o plantio e beneficiou 41 famílias da localidade. Este ano, o trabalho continua e atenderá as que não foram beneficiadas, como a da dona Maria Raimunda Coelho, 47 anos, da comunidade de Tracajatuba II, que planta mandioca. “Aguardamos o retorno da máquina para preparar o solo, fazer as covas e começar a plantar”.

Em 2016, o Mecanização Agrícola atendeu as maiores comunidades produtoras agrícolas do município, como Curiaú, Vila das Acácias (distrito do Coração), Casa Grande, Tracajatuba e Maruanum. O maquinário volta para Tracajatuba II, para finalizar o preparo de área para mais três famílias, e seguirá para a comunidade de Salamito, também no Pacuí, com 32 áreas para plantio.

As comunidades agrícolas do distrito do Pacuí têm a mandioca como principal produto de plantio, outros também são cultivados, como hortaliças, mas o consumo é mais para a comunidade. “O principal produto cultivado pelos agricultores no município de Macapá é a mandioca, e a farinha é a mais comercializada nas feiras da cidade”, informou o técnico agrícola Michel Arimatéia.

O agricultor Matusalém Miranda, 27 anos, conhecido como Curica, de Santa Luzia, recebeu a visita da equipe em sua plantação. O preparo foi feito no fim do ano passado e começou a plantação no início do ano. Agora, ele aguarda o fim do ano para fazer a colheita. “O projeto preparou um hectare e espero uma boa colheita. As plantas vingaram e estão crescendo. A mandioca leva em média um ano para poder colher, ou mais”.

Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação/Semdec
Contato: 99127-9591

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *