Temer se move para “estancar sangria” da Lava Jato, diz senador Randolfe

Por Felipe Amorim, da UOL

A aprovação de Alexandre de Moraes à vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) provocou críticas de senadores da oposição, que viram na indicação do ex-tucano uma tentativa do governo de Michel Temer (PMDB) de ter um aliado na mais alta corte da Justiça.

O Senado aprovou a indicação de Moraes nesta quarta-feira (22), por 55 votos a 13, em votação secreta.

Contrário à indicação, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou após o resultado que o governo Temer age para ampliar sua influência sobre os rumos da Operação Lava Jato.

“Ocorre que o governo está galvanizando espaços. Me parece até que um roteiro anunciado em abril e maio, nas gravações que se tornaram públicas, tem um esforço para que esse roteiro se concretize”, disse. “Claramente, o governo do senhor Michel Temer está fazendo movimentos para, abre aspas: estancar a sangria”, afirmou o senador.

A citação é uma referência à conversa gravada entre o líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, delator da Lava Jato. No diálogo, revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo” em maio, Jucá parece sugerir um “pacto” para “estancar a sangria” da Lava Jato, detendo o avanço da operação.

Jucá sempre rebateu essa interpretação do diálogo e diz ter sido mal interpretado. Segundo o senador do PMDB, ele se referia à sangria na economia nacional provocada pelo governo da então presidente Dilma Rousseff.

Ainda sobre a nomeação de Moraes para o STF, Randolfe defende que ele se declare impedido de julgar processos que tenham relação estreita com membros do governo Temer. “Há matérias, pelo vínculo estreito que ele tem, que chegarão ao Supremo envolvendo o presidente da República, que eu espero que ele se julgue suspeito”, disse.

O próprio Temer e diversos ministros de seu governo são citados nos acordos de colaboração com a Justiça da empreiteira Odebrecht ou aparecem em listas de pagamentos a políticos feitos pela empreiteira baiana. Todos negam participação em irregularidades.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *