‘Vatapá vegano’ ajuda a controlar o colesterol e prevenir câncer, no AP

Por Fabiana Figueiredo

Prato tradicional na mesa dos amapaenses, o vatapá tem como ingrediente principal o camarão. Mas, para quem não come alimentos de origem animal, a amapaense Ana Pires, de 46 anos, sugere o “vatapá vegano”. No lugar do camarão, ela usa o cogumelo shimeji fresco, e garante que o sabor é parecido.

“A ideia era remeter ao sabor do vatapá de camarão. Fizemos várias receitas que deram certo, mas o que mais se destacou foi o shimeji, que remete a esse sabor. Mas, ele tem que ser usado fresco, o que vem em conserva não fica parecido. Se usa o mesmo material do vatapá tradicional”, ensinou Ana.

Além do cogumelo shimeji, o camarão também pode ser substituído por azeitona ou palmito. Ana é especializada em medicina natural e acredita que as pessoas doentes podem se curar através da alimentação. Segundo ela, os benefícios do vatapá vegano são o controle do colesterol e a prevenção do câncer.

“O camarão é um alimento que aumenta muito o colesterol. Nesse vatapá, o colesterol não aumenta tanto, porque também se evita fritar. O dendê é rico em vitamina A. E, como colocamos bastante verdura, como o pimentão vermelho, se torna bastante nutritivo e os ingredientes vermelhos também ajudam na prevenção do câncer”, explicou.

Veganismo

Optando por consumir alimentos sem origem animal há 25 anos, Ana Pires é natural da aldeia indígena Kumarumã, de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. Ela sempre conviveu com a medicina e a alimentação natural e, por ser pesquisadora do assunto, voltou ao Amapá, após 15 anos de estudos em Curitiba, para difundir o veganismo, sendo dona de um restaurante e SPA.

“A carne é altamente cancerígena e, infelizmente, leite e ovos possuem uma quantidade muito grande de hormônios. Com isso, vem se debilitando a saúde do ser humano. A vantagem da alimentação vegana é que a pessoa não fica suscetível a essas doenças. O veganismo é uma opção para quem quer ter saúde, porque cuida das pessoas através da alimentação”, falou Ana.

Aprenda como preparar o “vatapá vegano”:

Rendimento: 10 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
300 gramas de cogumelos shimeji
1/2 garrafa pequena de azeite de dendê
1 garrafa grande de leite de coco
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
2 tomates em cubos
1 lata de milho
1 pimentão vermelho em cubos
1 xícara de salsinha, cebolinha e coentro picados
5 pimentas biquinho picadas
7 cogumelos champignon em tiras
6 azeitonas verdes picadas
2 colheres de azeite de oliva extra virgem
1 xícara de espinafre e manjericão ou jambu
3 xícaras de trigo
Água filtrada à vontade
Sal rosa a gosto

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *