10ª edição do Amapá Jazz Festival acontece neste final de semana na beira do rio Amazonas

Em sua 10ª edição, o Amapá Jazz Festival se consagra ao trazer para as margens do rio Amazonas grandes nomes da música instrumental, que durante dois dias estarão se apresentando para a plateia presente no Complexo Araxá, nos dias 19 e 20 de outubro, sempre a partir das 19h. O músico, produtor e criador do Festival, Finéias Nelluty, selecionou as atrações com os melhores do estilo, do pioneiro instrumentista Mestre Solano da Guitarrada, à Ariel Moura, que se revelou no jazz. O Amapá Jazz Festival segue a tradição e acontece no bar e restaurante Norte das Águas.

Há dez anos, quando colocou em prática o sonho de tornar a música instrumental em um bem de todos, Finéias Nelluty, multi-instrumentista amapaense, enxergou o rio Amazonas como o cenário perfeito para o projeto, aproveitando o intenso verão amazônico, para reunir ali, grandes e talentosos artistas brasileiros e de outras nações. Artur Maia, Ney Conceição, o moçambicano Ivan Mazuze, o guianense Jean Marceline, já se apresentaram no mesmo palco que os amapaenses Alan Gomes, Banda Amazon Music, Israel Cardoso, Tom Campos, entre outros nomes de destaque. Começava ali um dos maiores projetos de popularização e intercâmbio de música instrumental do norte do país.

Nesta edição os convidados concentram um alto potencial artístico e carreiras consolidadas. As bandas Carvô Jazz, Big Band e Amazon Music, Elias Coutinho, Ariel Moura, Ney Conceição, Alan Gomes e o paraense Mestre Solano da Guitarrada. O homenageado é o músico amapaense Mestre Espíndola, e o público pode ainda prestigiar a exposição de artes plásticas da Galeria Samaúma. Uma das atrações, Mestre Solano, é um paraense com 66 anos de estrada, 19 álbuns gravados, e encanta o público com suas guitarradas, lundu, cumbia, lambada, merengue, calipson, carimbo e zouk.

Paralelo aos shows, o Amapá Jazz Festival oferece para os interessados em música instrumental o Workshop de Improvisação, com acesso livre, ministrado pelo saxofonista paraense Elias Coutinho, que estará no primeiro dia de evento acompanhando a Amazon Music. O treinamento será no dia 19, às 15h, Centro de Educação Profissional Walkíria Lima.

O Festival é uma realização da Associação dos Músicos do Amapá (AMCAP), e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). Finéias Nelluty, responsável pela direção geral, garante mais um evento grandioso de talento e público, colocando o Amapá no roteiro nacional da música instrumental. “É um prazer realizar o Festival, que é um sonho meu e de outros músicos que se tornou real. Estaremos proporcionando um espetáculo musical de grande porte, com entrada liberada, em um ambiente poético, com segurança, para um público que curte música instrumental”.

PROGRAMAÇÃO

19 de outubro – Sexta-feira

– Carvô Jazz
– Elias Coutinho e Amazon Music
– Alan Gomes

20 de outubro – Sábado

– Mestre Solano da Guitarrada
– Ariel Moura
– Ney Conceição e Big Band

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *