10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos encerra nesta terça em Macapá

IMG_6863-300x200

Estudantes do ensino fundamental e médio, professores, acadêmicos, profissionais na área e comunidade em geral fizeram parte da plateia da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que iniciou na segunda-feira, 16, e segue na sala de cinema do Sesc Araxá até terça-feira, 24, em Macapá.

Temas como fome, violência, preconceito, trabalho escravo, desrespeito, homofobia, bulling, intolerância religiosa entre tantos outros problemas fazem parte dos roteiros dos 40 filmes que estão sendo exibidos na 10ª Mostra. Para a professora da escola Antônio Barbosa da rede municipal de Macapá, Keila Monteiro, o cinema é uma ferramenta agregadora do ensino-aprendizagem. “Os temas são muito pertinentes de trabalhar em sala de aula, pois muitos mostraram a realidade dos nossos alunos, os fazendo pensar e discutir sobre o assunto”.IMG_6868-300x200

Abertura

A abertura da Mostra ocorreu na última segunda-feira, 16, , no auditório da Faculdade Estácio Seama e contou com a presença do diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Matos, que também representou a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, da representante do Instituto Cultural em Movimento (ICEM), Raquel Barreto, do secretário de Cultura do Estado, Disnei Silva, membro do Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), José Machado, da conselheira nacional do Movimento de Direitos Humanos, Naná Barata, do diretor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, Raimundo Camões, da educadora cultural do Sesc Amapá, Denise Barbosa, além da participação de acadêmicos e sociedade civil.

De acordo com Fernando Matos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, esta é uma edição comemorativa para celebra o fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. “Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948 e vem cumprindo seu papel e promovendo debates e reflexões sobre a temática”.

IMG_6994-300x200Sessão audiodescritiva

A Mostra propiciou duas sessões de audiodescrição para o público de pessoas com deficiência visual. Por meio de sons e narração, eles puderam compreender de forma minuciosa os filmes.

“Para nós essa Mostra nos presenteia com a oportunidade de “assistir” a um filme, algo que não temos nos cinemas, esse momento é mágico para nós, todo ano aguardamos pela mostra e agradecemos por lembrarem de nós”, ressaltou o diretor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, Raimundo Camões.

Debates

Foram três dias de debates, nas sessões da noite, com a presença de profissionais da área dos Direitos Humanos, representantes de entidades e movimentos sociais, professores e representantes de sindicatos e estudantes.

Realizadores

Realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura Em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), além de patrocínio da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.Com os parceiros locais: Sesc Amapá, Faculdade Estácio, MIS /Secult, CTMac, Escola Integrare e Code Midia.download (3)

A produtora local, Ana Vidigal, que há cinco anos, desde que a Mostra começou a ser exibida no Amapá, acredita que a 7ª arte é uma forma de difusão sociocultural e cumpre bem a função de conscientizar a população sobre os direitos fundamentais para a dignidade humana. “Nós parceiros locais apoiamos e damos suporte para que o maior número possível de pessoas possam participar da mostra. O cinema educa, sensibiliza, nos faz pensar e sentir, e às vezes nos faz mudar conceitos e deixar preconceitos”.

Terça ainda tem Mostra

A Mostra deveria terminar no sábado, 21, mas na sexta-feira, 20, ocorreu um problema na manutenção do Sesc Araxá, devido a reposição de peças queimadas deixou sem energia o local. Por isso a sessão se estendeu até esta terça-feira, 24, com as exibições que seriam na última sexta-feira, com sessão para escolas as 9h, a da tarde inicia as 14h 30 e finaliza com mostra panorama as 19h 30.

Pérola Pedrosa
Asscom Local da Mostra
Fotos em anexo: arquivo 10ª Mostra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *