10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo termina no sábado em Macapá

cinema

Fome, violência, preconceito, trabalho escravo, desrespeito, homofobia, bulling, intolerância religiosa entre tantos outros problemas fazem parte das temáticas dos 40 filmes que estão sendo exibidos na 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que iniciou na segunda-feira, 16, e segue na sala de cinema do Sesc Araxá até sábado, 21, em Macapá.

A abertura da Mostra ocorreu no auditório da Faculdade Estácio Seama e contou com a presença do diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Fernando Matos, que também representou a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, da representante do Instituto Cultural em Movimento (ICEM), Raquel Barreto, do secretário de Cultura do Estado, Disnei Silva, membro do Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), José Machado, da conselheira nacional do Movimento de Direitos Humanos, Naná Barata, do diretor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, Raimundo Camões, da educadora cultural do Sesc Amapá, Denise Barbosa, além da participação de acadêmicos e sociedade civil.cinema

Para a diretora da Faculdade Estácio Seama, Aline Búrigo, a academia é um espaço ideal para se promover reflexões sobre a temática dos Direitos Humanos. “A educação é um grande aliado para combater preconceitos e o cinema uma grande ferramenta para auxiliar neste debate, ficamos muito contentes em ajudar e participar desta Mostra”, ressaltou.

Na sessão de abertura a plateia assistiu ao curta Abraço de Maré e em seguida ao filme Betinho, a Esperança Equilibrista, sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza, que emocionou a professora amapaense Lucila Malcher. “Uma história de vida incrível, um homem que lutou não só por ele, mais por todo um povo, seja por montar um banco de sangue, ou por criar a maior campanha social deste país, o combate a fome. Espero que muito assistam esse filme e vejam um exemplo de ser humano que precisa ser copiado”.

A Mostra está dividas em três, a Homenagem que faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

cinema

De acordo com Fernando Matos, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, esta é uma edição comemorativa para celebra o fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. “Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948 e vem cumprindo seu papel e promovendo debates e reflexões sobre a temática”.

Realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura Em Movimento (ICEM)cinema1 em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), além de patrocínio da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.Com os parceiros locais: Sesc Amapá, Faculdade Estácio, MIS /Secult, CTMac, Escola Integrare e Code Midia.

A produtora local, Ana Vidigal, que há cinco anos, desde que a Mostra começou a ser exibida no Amapá, acredita que a 7ª arte é uma forma de difusão sociocultural e cumpre bem a função de conscientizar a população sobre os direitos fundamentais para a dignidade humana. “Nós parceiros locais apoiamos e damos suporte para que o maior número possível de pessoas possam participar da mostra, o cinema educa, sensibiliza, nos faz pensar e sentir, e às vezes nos faz mudar conceitos e deixar preconceitos”.

Pérola Pedrosa
Asscom Local da Mostra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *