10ª Zona Eleitoral realiza Audiência de Carga e Lacre das urnas eletrônicas para Macapá, Itaubal e Cutias

img_8403

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou nesta sexta-feira (23), em seu edifício sede, a Audiência de Carga e Lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas pela 10ª Zona Eleitoral nas Eleições Municipais 2016. Na ocasião, foram inseridos os dados dos candidatos e eleitores nas urnas. Após a inserção das informações, o equipamento foi lacrado e só será reaberto no dia da votação. A ação visa garantir a segurança e a credibilidade dos programas computacionais utilizados no pleito.

img_8412

De acordo com a chefe do Cartório da 10ª zona eleitoral, Ana Bela de Oliveira, 435 (mais 56 reservas) urnas foram carregadas e lacradas. As máquinas serão distribuídas nas 344 seções eleitorais da 10ª Zona, em Macapá (a área urbana e rural), 12 em Cutias e 19 em Itaubal (municípios atendidos pela 10ª zona).

Ana Bela explicou a preparação das urnas consiste em três fases: primeiro elas recebem os dados de candidatos e eleitores de todas as sessões eleitorais; depois o equipamento é testado por servidores e técnicos do TRE e por fim, as urnas são lacradas.

img_8409

O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.

A audiência foi acompanhada pela titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TRE-AP), Elinete Freitas, servidores do Cartório, fiscais autorizados dos Partidos Políticos, imprensa e pelo juiz eleitoral da 10ª Zona, Dr. Augusto César Leite.

img_8423

“O lacre garante que nem um dos locais sensíveis da urna, de onde são retirados os dados dos cartões de memórias e flash cards, sejam violados no momento da Eleição. Isso garante que a urna chegue ao local de votação integra, totalmente segura até o momento da apuração”, destacou o juiz Augusto César Leite.

Eleição digital e Equipamento

img_8399

O dia da Eleição será 2 de outubro de 2016. Ao todo, o Amapá tem 16 prefeitos e 166 vereadores. A capital Macapá possui o maior número de legisladores, 23 ao todo. Em Santana, segunda cidade mais populosa, o parlamento conta com 15 membros. No Estado, somente a capital, Macapá, com 277.688 eleitores poderá ter segundo turno.

Ao todo o TRE possui 1.929 urnas eletrônicas. O suficiente para suprir as 13 zonas e 1.616 seções eleitorais, com mais de 300 locais de votação. Se eventualmente algumas urnas apresentarem problemas e os aparelhos reservas não suprirem a demanda, serão usadas urnas de lona e cédulas de papel.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/984059044/991474038

Fotos: Daniel Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *