10º FIM – Mostra de Cinema na muralha da Fortaleza de São José


O Festival Imagem-Movimento chega a sua décima edição, e para comemorar essa trajetória de imagens, sons e movimentos traz uma vasta programação, incluindo produções audiovisuais dos quatro cantos do Brasil e também do exterior. 

A marca  FIM não se resume à exibição de filmes, concentra-se ainda na distribuição e  na formação de interessados na sétima arte.

Nesses 10 anos, agentes audiovisuais, os chamados Finalistas, já estiveram em mais de 50% dos municípios amapaenses, levando oficinas de produção de audiovisual e apoiando a criação de cineclubes.

Este ano o Festival traz oito mostras cinematográficas, além de palestras, exposições e  oficinas voltadas para o cinema. Nesta oportunidade alguns diretores de filmes que serão exibidos no Festival estarão presentes falando sobre as suas obras.

A mostra na muralha da Fortaleza é uma das que mais atrai  a atenção do público, por ser exibida em espaço aberto, numa das sete maravilhas do Brasil. 

Nesta décima edição as exibições na muralha acontecerão em dois dias. Na sexta-feira (6), será exibida a mostra “Fôlego”(expressão tipicamente amapaense), um nome justo para uma mostra realizada por produtores locais, uma vez que é um grande desafio produzir Cinema em nosso estado. 
A mostra ganha um charme extra ao ser exibida  num dos marcos turísticos mais relevantes do nosso país. 

No sábado (7), será a vez da Mostra Muralha, uma referência aos sete anos de exibições das produções de cinema realizadas pelo Festival, e exibidas na Fortaleza de São José. Durante esta mostra, uma roda de conversa com os diretores Eduardo Morotó(PE), Daniel Nec (RN), Fernando Segtowick(PA) e Aluízio Guimarães(PA) vão enriquecer a noite. 

Os cineastas Morotó e Segtowick  estarão lançando seus filmes no Festival, respectivamente “Todos Esses Dias em que Sou Estrangeiro” (ficção – 20m) e “Movimento da Fé”, documentário que narra o trabalho voluntário de três personagens durante o Círio de Nazaré em Belém/PA.  

Com essas mostras, é explicito o interesse do Festival em ultrapassar a mera divulgação dos filmes, e passar a despertar o espectador para uma visão além da tela, permitindo que ele deixe de ser meramente consumidor de imagens e passe a interagir com o filme por meio de discussões, oficinas e debates. É uma oportunidade para o público conhecer melhor o trabalho dos diretores e se inteirarem de seus processos criativos.

O Festival acontece de 2 a 8 de dezembro. A programação completa está no blog do Festival. É só clicar no link e se ligar na tela!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *