11º Festival Imagem-Movimento apresenta Mostra Memorabilia

10411152_10152795069445743_3251254453412099803_n

No dicionário, memorabilia é descrito como “fatos ou objetos, dignos de serem rememorados, que se guardam na lembrança ou como lembrança”. Os documentários, independente do tema, tendem a somar para a memória coletiva, enquanto registro dos mais variados aspectos da vida, preservando momentos, pontos de vista, realidades, personalidades, acontecimentos. E a Mostra Memorabilia traz um rico recorte da produção audiovisual documental brasileira, com trabalhos inscritos no FIM 2014. A sessão acontece dia 05 de dezembro, a partir das 19h, no Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço.

Entre os 8 filmes exibidos, está A Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra, documentário produzido e dirigido por Jade Rainho, poeta, pesquisadora cultural e documentarista. Flor Brilhante é a matricarca de uma família indígena de rezadores Guarani-Kaiowá que vive na reserva de Dourados-MS. Lá, cerceados de seu modo de viver originário, tentam sobreviver preservando conhecimentos e hábitos da cultura dos antigos, enquanto convivem com os efeitos e mazelas causados pelas explosões contínuas de uma usina de asfalto, que dinamita e explora uma pedra sagrada no território da aldeia há mais de 40 anos.

Jade Rainho é uma das convidadas do 11º FIM, onde participará da exibição comentada de A Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra. Realizado entre outubro e novembro de 2012, de forma totalmente independente, o filme é um meio de conceder à família voz para contar sua história e canais para trazê-la a público.

Nascida em Tucuruí no Pará, criada em Cuiabá no Mato Grosso e atualmente transitando entre a Bahia, São Paulo e Berlim, Jade vem expandindo sua poesia para a imagem, principalmente o audiovisual. Lançado em outubro de 2013, Flor Brilhante e as cicatrizes da pedra é seu primeiro documentário de média-metragem, e tem sido exibido em diversas mostras e festivais no Brasil, EUA, México, Inglaterra, Alemanha, Venezuela, Chile, Argentina, Áustria e Suíça.

Confira a programação completa no blog do FIM http://www.festivalfim.blogspot.com.br/ ou nas redes sociais www.facebook.com/festivalfim.

Duração: 2h43
Classificação: 16 anos
Entrada franca

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*