120 mil fiéis seguiram a procissão do Círio de Nazaré em Macapá, diz PM

c1
Por Abinoan Santiago e John Pacheco

A edição de 2015 do Círio de Nazaré neste domingo (11) reuniu cerca de 120 mil fiéis que caminharam sob o sol forte pelas ruas de Macapá. A estimativa é da Polícia Militar (PM). O número é menor de que os 180 mil esperados pela coordenação do evento, que não divulgou balanço. As equipes da PM, guardas civis e soldados do exército não registraram ocorrências graves ao longo dos 4 quilômetros do trajeto.

“Tudo tranquilo. O percurso, mesmo com muita gente, deu tudo certo. É uma honra para a Polícia Militar através de todo o seu aparato dar cobertura e uma ação de segurança a toda a sociedade. E o povo ajudou também dando cooperação nessa procissão maravilhosa que é uma das maiores da Amazônia”, disse o major Claudio Braga, da PM.

A procissão da imagem da virgem de Nazaré iniciou no santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, e encerrou na igreja matriz de São José, no Centro. O bispo de Macapá Dom Pedro Conti comemorou mais um Círio, e falou sobre o significado da celebração que envolve multidões todos os anos.

“Este ano fizemos também alguns momentos de reflexão. Primeiro foi sobre a eucaristia, onde relembramos, e também sobre o planeta Terra. Outra lembrou os mártires, pessoas que estão sendo mortas por causa da fé. É uma prova de que estamos em comunhão com tudo que está acontecendo na sociedade”, declarou o bispo.

Círio 2015 em Macapá

Em 2015, a programação do Círio de Nazaré acontece desde o dia 12 de setembro e vai encerrar no dia 19 de outubro com a missa e procissão das luzes, chamado de “Recírio”, que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Catedral São José.

Esta edição do Círio aborda a eucaristia, através do tema “Fazei isto em minha memória”, e o lema “Maria guardava tudo em seu coração”. O cartaz da festividade foi apresentado em agosto. Segundo a organização, o Círio faz uma caminhada rumo ao Congresso Eucarístico Diocesano, que vai acontecer em maio de 2016.

Cerca de 300 pessoas participam como voluntários desde o início das peregrinações até as nove procissões do Círio. Também atuam ajudando na segurança e defesa social da festa, agentes de saúde do estado e municípios, bombeiros e militares do Exército Brasileiro, além de 700 policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito.

A corda, o objeto de devoção do Círio, usada para pagar e fazer promessas tem 150 metros de comprimento, em 2015. Feita de sisal, ela é utilizada para puxar a berlinda durante o trajeto da procissão. A berlinda, veículo utilizado durante a procissão para conduzir a imagem da santa, recebeu uma reforma geral em 2015. Foi a primeira vez que ela passou por uma manutenção completa após 23 anos de uso. O transporte recebeu ajustes nas estruturas de madeira, ferro e na parte elétrica.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *