13 anos sem Johnny Ramone

johnny-ramone

Em 15 de setembro de 2004, há 13 anos, no condado de Los Angeles (Califórnia), morreu vítima de câncer, John William Cummings, mais conhecido como “Johnny Ramone”. Ele tinha 55 anos. Juntamente com Joey, Marky (que substituiu Tommy Ramone) e Dee Dee formavam “Os Ramones”, para mim a melhor banda punk da história e umas das mais importantes do Rock And Roll mundial.

Para homenagear o produtor musical Phil Ramone, os caras batizaram a banda de Ramones e todos usaram “Ramone” como sobrenome, como se fizessem parte de uma família. A história, porém, gera controvérsias, uma vez que alguns afirmam que, na verdade, eles apenas fizeram uma brincadeira com fato de Paul McCartney se registrar em hotéis sob o pseudônimo de “Paul Ramon”.

ramones-pared

Johnny e Joey lideraram a banda desde o seu início, em Nova York, em 1974, até a separação, em 1996. Embora nunca tenha conseguido grande sucesso comercial, o Ramones é considerada uma banda extremamente influente, com fãs do porte de Bono (U2) e Eddie Vedder (Pearl Jam).

Não é segredo pra ninguém que Joey e Johnny não se bicavam. Eram os verdadeiros donos da banda, os dois integrantes originais que resistiram até o fim. E mal se falaram por 20 anos. Nos anos 80, a namorada de Joey, Linda, o trocou por Johnny e casou com o guitarrista, o que causou uma tensão constante entre os caras.

998195_424131564368151_1398402420_n

Johnny Ramone era fechadão, caladão e na dele. Mas quando o papo chegava em rock dos anos 60 ou filmes de terror, se abria. Era muito fã de Zé do Caixão e tinha uma coleção gigante de filmes antigos. Quando criança tocava em uma banda chamada Tangerine Puppets. Depois ficou conhecido como “gordão”. Johnny era louco pelo time de beisebol “Yankees” e um grande fã de Elvis Presley.

Todos os integrantes originais da banda, Joey, Johnny, Tommy e Dee Dee faleceram ao longo das últimas duas décadas. Johnny Ramone em 2004 também, por decorrência do câncer, o baixista Douglas Colvin (Dee Dee Ramone), morto por uma overdose em 2002, e Tommy Ramone, ex-baterista e produtor do Ramones, morto em julho de 2014, de câncer no ducto biliar.

band-guitar-johnny-ramone-live-ramones-favim-com-242513

O guitarrista passou seus últimos anos no sol californiano, ao lado de amigos como John Frusciante, Lux Interior, Poison Ivy e Lisa-Marie Presley. Após sua morte, uma estátua foi erguida no Hollywood Forever Cemetary e na eleição feita pela revista Rolling Stone, para escolher os 100 melhores guitarristas de todos os tempos, Johnny Ramone, ficou em 16º lugar.

images-7

Eddie Vedder, amigo de longa data de Johnny, com quem o guitarrista do Ramones excursionou pelos Estados Unidos antes de morrer lançou, em 2006, a música Life Wasted, em homenagem a Johnny Ramone, composta enquanto ia ao funeral do amigo. Desde a morte de JR, o líder do Pearl Jam dedica em todas performances ao vivo a canção Man of the Hour para ele.

Os Ramones botaram pra quebrar, fizeram sucesso e dominaram o mundo. Os caras influenciaram bandas que vão desde Sex Pistols e Clash até Green Day, entre tantas outras. Os Raimundos, um dos melhores grupos do rock brasileiro iniciou a carreira como banda cover dos Ramones.

images-8
Estátua de Johnny Ramone no Hollywood Forever Cemetery

O rock é minha expressão artística favorita e os Ramones foram uma das mais influentes bandas de todos os tempos. Eles foram aclamados pelo público e pela crítica. Os caras saíram de cena, mas não da memória e nem do coração de quem curte rock.

Eu, como muitos amigos, sou fã de Ramones. Johnny foi, juntamente com seus colegas de banda, caralisticamente foda e este texto é uma singela homenagem a ele. A vida segue, às vezes ao som de punk rock, pois os Ramones, meus amigos, é uma daquelas bandas eternas. Valeu, Joey. Hey, ho, let’s go!

Elton Tavares

Fontes: Jornalista André Barcinski, Wikipédia e o blog Sequela Coletiva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *