13 de setembro

                                         Por Elton Tavares
João Espíndola, meu avô, um dos pioneiros do antigo Teritório Federal do Amapá.
Salve queridos leitores. Hoje, 13 de setembro é feriri, coisa boa numa segunda calorenta. A data comemora a criação do antigo “Território Federal do Amapá”. Eu amo o Amapá, sou natural daqui, minha família é pioneira e tals. Meu saudoso avô, João Espíndola Tavares, foi um dos grandes homens do antigo Território e do Estado do Amapá, tenho orgulho disso. Tive diversas oportunidades de ir embora para Belém (PA) e uma para Manaus (AM), mas eu gosto é daqui.

De acordo com a história: “O Território Federal do Amapá era o território federal equivalente ao atual estado do Amapá. Graças à brilhante defesa da diplomacia do Barão do Rio Branco, a Comissão de Arbitragem em Genebra, na Suíça, concedeu a posse do território disputado ao Brasil (1 de maio de 1900), incorporado ao Estado do Pará com o nome de Araguari.


Em plena Segunda Guerra Mundial, visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, a região foi desmembrada do estado do Pará pelo Decreto-lei n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, constituindo o Território Federal do Amapá.


A descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local.


Com a promulgação da Constituição brasileira de 1988, a 5 de Outubro, o Amapá foi elevado à categoria de Estado”.

E lá se foram 67 anos. Amanhã (14), completarei 34 verões, já viajei um pouco, já vivi muitas coisas boas e ruins. Por isso, acredito que este Estado será grande, pois tem muita á oferecer e explorar. Basta trabalharmos para isso. Abraços na geral e viva o Amapá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *