14ª edição do FIM: hoje rola Mostra Quintessência e Era o Hotel Cambridge

A 14ª edição do FIM exibe nesta quinta-feira, 07 de dezembro, uma sessão dupla com quatro curtas e um longa-metragem.

Às 18h30 a Mostra Quintessência exibe filmes de caráter experimental, que flertam com linguagens artísticas como performance, dança, videoarte, entre outras. Reafirmando a participação significativa de realizadores paraenses nesta edição do FIM, dois curtas da mostra foram produzidos em Belém, um em São Paulo e um em Recife. A classificação indicativa da Quintessência é 16 anos.

Em seguida, às 19h15, a Sessão Samaúma apresenta o longa-metragem de Eliane Caffé “Era o Hotel Cambridge”. Exibido e premiado em dezenas de Festivais, como a 40º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival Internacional do Rio de Janeiro, o filme narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

A preparação do projeto levou dois anos e foi gerido por um coletivo que permitiu transformar todo o edifício (que é zona de conflito real) no set criativo da filmagem. Esse coletivo foi composto por quatro frentes principais: equipe de produção do filme; lideranças da FLM (Frente de Luta pela Moradia); grupo dos refugiados e núcleo de estudantes de arquitetura da Escola da Cidade.

Por meio de oficinas dentro da ocupação surgiu a matéria prima para o aprimoramento do roteiro e da direção de arte. A ousadia do experimento garantiu autenticidade e força dramática ao filme.

Na sexta 08, o FIM realiza sessão no Cine Imperador 3D (Villa Nova Shopping) a partir das 18h30, com “Mostra Fôlego!” e o longa-metragem paraense “Para ter onde ir”, de Jorane Castro.

No sábado 09, retorna para a Biblioteca Elcy Lacerda com a exibição de “Divinas Divas”, longa de estreia de Leandra Leal, às 18h. Após esta sessão, o público está convidado a seguir para o encerramento do 14º FIM, na festa Gambiarra, que acontece no Espaço Caos – Arte e Cultura.

Acompanhe a programação em nossas redes sociais. No facebook e no instagram @festivalfim.

Veja a programação desta quinta:

MOSTRA QUINTESSÊNCIA
ATRIUM
Direção: Auchentauler Campos de Lima
Ano: 2016
Duração: 03’35”
Origem: Belém (PA)
Classificação: 10 anos
Sinopse: Alma esquecida e encarcerada no seu próprio âmbito de morte, busca através de súplicas e arrependimentos, sua libertação.

DANCER FASSBINDER
Direção: Felipe Cortez
Ano: 2017
Duração: 04’46”
Origem: Belém (PA)
Classificação: Livre
Sinopse: Corpo, luz, câmera e espaço se encontram por improviso e conformam partituras de movimento de uma persona criada na década de 1990 pelo coreógrafo e intérprete Danilo Bracchi, a bailarina cega que sobe degraus e busca algo além de si num jardim-paraíso de afetos, memórias e doçuras. Experimento de visualidade, hobby, brincadeira e banalidade: exercício de filmar um improviso dentro de um espaço de liberdade, o térreo do Estúdio Reator, em busca de uma arquitetura do corpo. O resultado é contemplação da bailarina em sua duração pelo dispositivo óptico da câmera, poética de excesso de edição e tentativa de fotografia em movimento desse estar no mundo performático. Dancer Fassbinder foi realizada pela Companhia de Investigação Cênica, com apoio do Estudio Reator, Estudio Lumiar e TV Cultura do Pará.

FREQUÊNCIAS
Direção: Adalberto Oliveira
Ano: 2017
Duração: 19’21”
Origem: Recife (PE)
Classificação: Livre
Sinopse: Na retina, raios luminosos que giram revelam um novo mundo.

AZUL CARNE
Direção: Lucas Leônidas
Ano: 2017
Duração: 15’60”
Origem: São Paulo (SP)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Um antigo casal busca aceitar as influências do relacionamento revendo a forma como lidam com os próprios espaços físicos e objetos.

SESSÃO SAMAÚMA
ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Direção: Eliane Caffé
Ano: 2016
Duração: 93’
Origem: Brasil
Classificação: 12 anos
Sinopse: Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

SERVIÇO:

14º FIM – sessão dupla
Data: 07 de dezembro
Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda
Entrada franca

Mostra Quintessência
Horário: 18h30
Duração: 43’
Classificação: 16 anos

Sessão Samaúma
Horário: 19h15
Duração: 1h33
Classificação: 12 anos

Fonte: FIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *