17ª Caminhada Zumbi dos Palmares oficializa abertura do 24º Encontro dos Tambores

Na última quarta-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra, a Praça Veiga Cabral foi palco da concentração para a 17ª Caminhada Zumbi dos Palmares. O evento fez parte da abertura do 24º Encontro dos Tambores, realizado por meio da parceria entre Prefeitura de Macapá e Governo do Estado. Antes da caminhada, houve discurso de lideranças do movimento negro, desfile de moda, declaração de poesia e ritual afro-religioso.

Os líderes do movimento falaram sobre a importância de celebrar a data, da luta contra o racismo ainda enraizado na sociedade, de exaltar a ancestralidade e demonstraram repúdio e insatisfação aos negros escravizados há centenas de anos. Segundo dados do IBGE, a população que se declara negros e pardos é de 70% em Macapá.

Depois dos discursos, veio um desfile de moda com modelos belas e negras, usando peças diversas: jeans, camisas, vestidos, salto altos, rasteiras etc. O público presente era diverso e de todas as idades. Crianças, adolescentes, adultos e idosos compareceram para caminhar em celebração à data importante para o movimento negro. Grupos feministas, LGBTs, de capoeira e de religião matriz africana estavam presentes.

Antes da saída da caminhada, um ritual religioso foi feito para abençoar o ato, enquanto a polícia preparava-se para fazer a escolta do público. Este partiu em procissão para a União dos Negros do Amapá (UNA), onde aconteceu a abertura do Encontro dos Tambores.

Bruno Monteiro
Assessor de comunicação/Improir
Contato: 99963-8042
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *