1ª Corrida do Orgulho Autista Kids, em Macapá

O Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, na Zona Sul da capital do Amapá, foi palco de um evento histórico neste domingo: a 1ª Corrida do Orgulho Autista Kids. Mais de 500 crianças, com idades entre 1 e 13 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtornos de Neurodesenvolvimento e Pessoas com Deficiência (PcD), participaram da corrida em percursos de 50 metros a 1 quilômetro.

A parceria deste evento é do Bloco do Abel e o Instituto Inorte junto com o Governo do Amapá através da SEDEL/AP e teve como objetivo principal celebrar a neurodiversidade, promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo e outros transtornos, além de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce.

Um Dia de Alegria e Superação

As crianças, acompanhadas por seus familiares e amigos, vibraram a cada passo da corrida. A alegria era contagiante e o clima era de pura festa. Para muitos, a oportunidade de participar de um evento esportivo inclusivo era um sonho que se tornava realidade.

Um Compromisso com a Inclusão

O Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), forneceu toda a estrutura necessária para a realização da corrida, incluindo camisas, medalhas, troféus e pontos de hidratação. A secretária Cibely Peixoto destacou a importância do evento para promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo. “O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e o Governo do Estado está comprometido em criar oportunidades para que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, possam praticar atividade física e se divertir”, afirmou.

Emoção e Reconhecimento

A psicoterapeuta Marília Granjeiro, mãe da pequena Estér Almeida, de 6 anos, campeã na categoria de Estér, ressaltou a importância da corrida para dar visibilidade às crianças com autismo. “Esse evento é um marco histórico para a comunidade autista do Amapá. Ele demonstra que a sociedade está cada vez mais consciente da importância da inclusão e do respeito à diversidade”, disse Marília.

Um Evento para Entrar para a História

A 1ª Corrida do Orgulho Autista Kids foi um grande sucesso e ficará marcada na história do Amapá como um símbolo da luta pela inclusão e pelo respeito às pessoas com autismo. O evento serviu para inspirar outras iniciativas semelhantes em todo o país e para mostrar que o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a diversidade e a igualdade.

A Corrida do Orgulho Autista Kids é um exemplo de como a união da sociedade civil e do governo pode fazer a diferença na vida das pessoas com autismo e outros transtornos. É um evento que nos enche de esperança de um futuro mais inclusivo e respeitoso para todos.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *