1ª Olimpíada Quilombola continua neste final de semana nos polos rurais

22

A Olimpíada Quilombola continua neste final de semana nos polos Curiaú, Santo Antônio da Pedreira, Igarapé do Lago e Mazagão, onde os competidores disputam queimada, cabo-de-guerra, futsal e futebol de campo. É a etapa final das competições disputadas em seis polos desde o início de dezembro, com atletas amadores de 23 comunidades e grupos. A Olimpíada integra a programação do Mês da Consciência Negra, e é realizada pela Associação Vem Brincar Capoeira com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA).

Futebol de campo, natação, cabo de guerra e voleibol; o futsal, corrida, dominó, dama, canoagem, ciclismo, resistência em baixo da água, bilhar, corrida de cavalo, peteca, pipa, salto em altura e em distância e queimada, foram disputadas por homens e mulheres nascidos ou moradores das comunidades. Bilhar, dominó, dama, peteca e pipa já têm vencedores, as demais modalidades seguem o calendário oficial, que encerra no dia 6 de dezembro.

Neste sábado, 28, nos polos Curiaú, Santo Antônio da Pedreira e Mazagão, têm eliminatórias e final de Futsal e queimada, e cabo-de-guerra. Dia 29, domingo, no polo Igarapé do Lago, tem futsal, queimada, cabo-de-guerra e futebol, nas categorias masculino e feminino. Segunda-feira, 30, nos polos Santo Antônio da Pedreira, Mazagão e Curiaú, tem eliminatórias de futebol de campo, nas duas categorias. As eliminatórias seguem até dia 6, quando a programação encerra no estádio Zerão, com a premiação das equipes.

A secretária de Políticas para Afrodescendentes, Núbia Souza, explica que a premiação para as comunidades que mais se destacarem são medalhas e troféus, e a equipe que alcançar mais premiações, recebe R$ 5 mil em dinheiro. “É a primeira Olimpíada Quilombola do norte do Brasil, com atletas amadores de mais de 20 comunidades, cujo principal objetivo é de promover a cidadania, confraternizar as famílias negras tradicionais e valorizar o esporte, para que jovens e crianças não caiam em risco social. Alcançamos nossa meta.”

Mariléia Maciel
Assessora de Imprensa-Comissão Organizadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *