1ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas: Velejadores desafiam o maior rio do mundo

kitsufirtas

A 1ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas tem como foco chamar atenção para a preservação do maior rio do mundo em volume de água do planeta. O evento, que começa nesta sexta-feira, 05, e se estende até domingo, 07, é coordenado pela Associação de Velejadores do Amapá (Avap) e Prefeitura Municipal de Macapá.

Logo na abertura haverá coleta de entulhos no rio. A meta é retirar uma tonelada de lixo do leito do Amazonas. Em 2013, foram retirados mais de 800 quilos de todo tipo de objeto da orla. “Infelizmente a população ainda tem o péssimo hábito de jogar lixo no rio. Mas é fundamental esclarecer o quanto isso é prejudicial para o meio ambiente”, ressaltou o presidente da Macapatur, Sergio Lemos.Uma campanha educativa também está programada. Mas o ponto alto será a competição de 35 quilômetros com cerca de 40 atletas de vários estados brasileiros.

Todos os velejadores que quiserem participar da aventura de atravessar o Rio Amazonas podem fazer o credenciamento no sábado a partir de meio dia. O percurso terá 35 quilômetros saindo de Macapá até a Ilha dos Porcos e retornar. De acordo com os organizadores, os atletas devem sair da frente do Trapiche Eliezer Levy seguindo até a margem oposta do Rio Amazonas e retornam para o Trapiche. O tempo de duração da prova é de aproximadamente 45 minutos, dependendo das condições do vento.

A 1ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas também é uma homenagem aos 10 anos do kitesurf em Macapá. O evento conta ainda com outras modalidades esportivas, como o slackline e bicicross.

Fonte: Blog do Seles Nafes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *