1º aniversário: Bioparque da Amazônia celebra com pentatlo da floresta, feiras, oficinas, exposições, biocamping e homenagem especial ao mestre Sacaca

A Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Bioparque da Amazônia Arinaldo Gomes Barreto, celebra o primeiro ano de aniversário com extensa programação nos dias 24 e 25 deste mês. Depois de quase 20 anos fechado, o antigo Parque Zoobotânico de Macapá foi reaberto ao público com a denominação de Bioparque da Amazônia no dia 25 de outubro de 2019.

A programação comemorativa será aberta nas primeiras horas do próximo sábado com a competição do pentatlo da floresta. Equipes com cinco integrantes vão disputar cinco diferentes atividades esportivas, adaptadas para as modalidades de aventura existentes no Bioparque: corrida, arborismo (escalada em árvore), parede de escalada, arvorismo (trilha suspensa nas árvores) e tirolesa.

Em seguida, acontece a abertura da Feira da Sociobiodiversidade, no pátio externo do Bioparque, com exposições e comercialização de produtos naturais, agrícolas orgânicos, artesanatos, biojoias, plantas ornamentais, medicinais e gastronômicas. A feira ainda terá espaço gastronômico e apresentação cultural.

Pela manhã, a programação envolve também Feira Literária com a Afrologia Tucuju, no Espaço Multiuso; exposição fotográfica de Orquídeas Nativas do Estado do Amapá; exposição de Orquídeas Floridas de integrante da Sociedade Amapaense de Orquidologia e Orquidofilia (Soamor); e a oficina “Como cultivar orquídeas”.

Na parte da tarde, os destaques são para a premiação das equipes vencedoras do pentatlo da floresta; sarau da Feira Literária, na frente da casa da Jaguatirica; oficina “Como Cultivar Orquídeas” e o biocamping, que é uma prática de acampamento guiado dentro de uma área de floresta do Bioparque. O acampamento acontecerá no dia 24 de outubro, a partir das 15h até as 8h30 do dia seguinte.

Mestre Sacaca

No domingo, dia do aniversário de 1 ano do Bioparque da Amazônia, a programação tem prosseguimento com destaque especial para a cerimônia de lançamento e exibição do documentário sobre o mestre Sacaca e homenagens a servidores. Além disso, haverá ainda recepção aos visitantes no Jardim Medicinal e distribuição de mudas de plantas medicinais.

Raimundo dos Santos Souza, o mestre Sacaca, foi fundador e o primeiro funcionário do antigo Parque Florestal de Macapá, hoje Bioparque da Amazônia. Desde criança, foi incentivado pelos pais a conhecer as plantas e passou a fazer remédios caseiros, sempre orientado pela mãe.

Com o passar do tempo, o trabalho de Sacaca com as plantas foi referência para muitos pesquisadores que vinham estudar a fauna e a flora amazônica. Uma dessas pessoas foi o doutor Valdomiro Gomes, que ensinou Sacaca a manusear e a tirar o princípio ativo das plantas. Daí em diante, Sacaca começou a utilizar o conhecimento empírico nas atividades científicas que aprendeu com os pesquisadores, tornando-se muito famoso no Amapá, ao ponto de ser chamado de doutor da floresta.

Programação:

Data: 24/10/2020 – sábado

Manhã

5h – Concentração para o Pentatlo na frente do Bioparque;

5h30 – Entrada dos competidores no Bioparque;

6h – Início da competição de Pentatlo;

8h- Feira da Sociobiodiversidade;

8h – Abertura com uma breve reunião com a Soamor – Sociedade Amapaense de Orquidologia e Orquidofilia;

8h30 – Assinatura do Livro Tombo;

9h – Abertura do Bioparque para o público;

9h – Início da Feira literária com a Afrologia – Espaço Multiuso;

9h – Abertura da exposição fotográfica de Orquídeas Nativas do Estado do Amapá. (Próximo ao Orquidário);

9h – Exposição de orquídeas floridas de integrantes da Soamor, pela manhã e pela tarde;

10h às 11h – Oficina “Como cultivar orquídeas”.

Tarde

– Segue a competição de Pentatlo até que todas as equipes concluam o percurso.

– Premiação das equipes entrega de medalhas e troféus.

15h às 17h – Sarau da Feira Literária – na frente da Casa da Jaguatirica;

15h às 17h – Credenciamento do Biocamping – Maloca Redário;

15h às 16h – Oficina “Como cultivar orquídeas” ministrada pela Sra. Fátima Santos;

17h – Saída para o Biocamping;

18h – Encerramento das atividades.

Data: 25/10/20 – domingo

8h – Feira da Sociobiodiversidade;

8h30 – Encerramento do Biocamping;

9h – Abertura do Bioparque;

9h – Feira Literária Afrologia;

9h às 17h – Exposição das fotos no orquidário;

9h30 – Cerimônia de Aniversário Lançamento e Exibição do documentário e homenagem aos servidores;

9h30 às 17h – Recepção aos visitantes no Jardim medicinal;

10h às 17h – Distribuição de mudas de plantas medicinais;

18h – Encerramento das atividades.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Volnei Oliveira
Assessor de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *