2018/2022: Plano Estratégico Participativo do Tribunal de Contas é lançado

Foi lançado na manhã de hoje (5), no auditório do Prédio Anexo do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), o Plano Estratégico Participativo 2018/2022, para os membros e servidores da instituição. O documento que será elaborado pelos funcionários e a população será concluído até o final de 2017, e vai orientar as ações do TCE até 2022.

Segundo o presidente do TCE/AP, conselheiro Ricardo Soares, o planejamento é uma ferramenta que está sendo construída com a participação dos servidores e da população. “Nós vamos estudar os caminhos para alcançarmos as metas que a população deseja, como por exemplo, o fortalecimento do Controle dos gastos públicos para que possamos evitar não só a corrupção, mas também a má aplicação dos recursos, que é quatro vezes maior que a corrupção no Brasil”, disse o presidente, ressaltando que nesse processo, os públicos Internos e Externos terão a oportunidade de construir os objetivos, as metas e as estratégias do Tribunal.

Ricardo Soares destacou ainda, que o planejamento estratégico visa chegar antes do erro, para evitar danos a sociedade. “A má aplicação de recursos ou desvio de verbas podem custar dezenas de vidas, e mesmo que amanhã nós recuperemos o dinheiro desviado, jamais iremos recuperar vida que possa ter sido perdida”, alertou o presidente do TCE.

O plano será montado ao longo de 2017, o processo de planejamento estratégico irá envolver realização de pesquisas, análises, oficinas, workshops e reuniões de trabalho. A população será ouvida através de enquetes que serão postadas no site da instituição e na fan page do Facebook do TCE, abrindo a possibilidade de opinar na construção do mesmo de forma direta.

Durante a apresentação do plano foram ministradas duas palestras. A primeira pela diretora do departamento de recursos humanos do órgão Luana Carvalho, que abordou “Gestão por competência como ferramenta para alcançar objetivos estratégicos institucionais”, e Renato Rocha assessor de planejamento, que apresentou a metodologia da construção do planejamento.

Participaram do lançamento a conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, os conselheiros Reginaldo Ennes e Michel Houat, o conselheiro substituto Antonio Wanderler, a procuradora-geral de contas em exercício, Raquel Barbalho, diretores, inspetores e servidores da instituição.

Asscom TCE/AP
2101 4797/4798/ 981012131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *