40 anos do MPRO: corregedor-geral e ouvidor do MP-AP participam de reuniões de Colegiados em Rondônia

O corregedor-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), procurador de Justiça Jair Quintas, e o ouvidor do MP-AP, promotor de Justiça Marcelo Moreira, participaram, respectivamente, da 127ª Reunião do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU) e 60ª sessão ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), realizadas nos dias 7 e 8 de julho, na sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO), em Porto Velho-RO. Os encontros dos dois Colegiados compuseram o calendário de comemorações pelo aniversário de 40 anos do MP de Rondônia.

Reunião Ouvidores

Durante a reunião do CNOMP, conduzida pela presidente do Colegiado, promotora de Justiça de Pernambuco Selma Magda Barreto, a ouvidora do Ministério Público de Rondônia, promotora de Justiça Andréa Ferreira Engel, foi empossada vice-presidente do Colegiado para a Região Norte.

Na oportunidade, o Conselho Nacional dos Ouvidores do MP debateu unificação das ações e fortalecimento da rede.

O ouvidor do MP-AP parabenizou a vice-presidente do Norte empossada e ressaltou que a interação e compartilhamento de experiências é essencial para o fortalecimento da rede de Ouvidorias do Ministério Público brasileiro.

Reunião do Corregedores-Gerais

Na reunião do CNCGMPEU, o debate girou em torno da importância do diálogo com Corregedorias para aprimoramento e unidade do MP brasileiro frente aos desafios impostos pela realidade atual.

O encontro foi aberto pelo presidente do CNCGMPEU, corregedor-geral do MP rondoniense, Cláudio Wolff Harger, e teve a presença de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo D’Albuquerque (Corregedor Nacional) e Rinaldo Reis Lima; do subprocurador-geral de Justiça Jurídico do MPRO, Eriberto Gomes Barroso; dos promotores de Justiça Lauro Machado Nogueira (MP do Estado de Goiás) e Dermeval Farias Filho (MP do Distrito Federal e Territórios), ambos palestrantes do evento.

O corregedor-geral do MP-AP, Jair Quintas, parabenizou o Ministério Público de Rondônia pelos 40 anos de criação e também ressaltou que a Reunião do Colegiado foi essencial para uma reflexão sobre a função dos órgãos, como instrumentos estratégicos na construção de soluções para conflitos e desafios das Corregedorias dos MPs do Brasil.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – coordenação
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]
*Com informações da Gerência de Comunicação MPRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *