7ª Edição do prêmio “Melhores da Gastronomia Alcilene Cavalcante” acontece em evento de gala

A gastronomia tucuju chega a 2022 em seu melhor momento no cenário nacional, pois entre os dias 10 a 12 de agosto, sedia os principais eventos itinerantes do setor no país, trazendo consigo, centenas dos melhores profissionais da culinária do Brasil. Neste período ocorre o Fórum Gastronômico Brasileiro, evento técnico, no dia 10 às 9h, no Auditório do Senac/AP com a presença de grandes especialistas. Já nos dias 10 e 11, das 17h às 23h ocorre o Festival Enchefs Brasil, com rica programação, na Av. Mário Cruz, em frente à Igreja São José. O dia 12 de agosto marca o reconhecimento dos profissionais e empresas destacados da gastronomia amapaense e brasileira com o Prêmio Melhores da Gastronomia – Alcilene Cavalcante e Prêmio Nacional Dólmã, em jantar de gala a ser realizado na Nuance Eventos.

Ao enfrentar a maior crise do setor de alimentação fora do lar devido a pandemia e suas consequências no cenário econômico, os serviços gastronômicos passam por transformações desafiadoras, como a de promover qualidade contínua e segurança aos clientes mais exigentes. No cenário gastronômico local, os empreendedores e profissionais persistem em manter os negócios, os empregos, a qualidade e até a inovação e reinvenções com insumos tipicamente amapaenses, a manutenção dos espaços e a qualidade no atendimento. Para incentivar todo esse trabalho, um grupo de consumidores com alta periodicidade de consumo e paladar apurado e exigente, vem realizando um importante trabalho com profissionalismo e seriedade nos concursos, prêmios e festivais de gastronomia no Amapá, de forma voluntária e apaixonada.

Pelo sétimo ano consecutivo, o “Prêmio Melhores da Gastronomia – Alcilene Cavalcante”, homenagem à dedicada jornalista, que há anos busca apoiar e informar das inovações, das boas práticas e da valorização das coisas locais, juntamente com o especialista Sandro Belo, coordenando o grupo de “críticos” num “trabalho” ao longo de 12 meses, analisando sabores, aromas, misturas, inovação, atendimento, estrutura, segurança e o resgate gastronômico do meio do mundo e da Amazônia. O Prêmio surgiu em 2016, com o intuito de reconhecer de forma meritocrática, séria e justa, os empreendimentos do setor que desempenham serviços de destaque. No decorrer das edições, o prêmio se aprimorou e em 2017 ganhou o reforço da “crítica” para o desempenho das avaliações. Em 2018 o prêmio homenageou a jornalista e colaboradora do setor, jurada e crítica gastronômica, Alcilene Cavalcante. Em 2022, 17 (dezessete) categorias serão homenageadas.

Tudo isso fortalece a competitividade, numa “disputa” sadia entre as empresas pela aprovação e satisfação, onde quem sai ganhando é o consumidor e a gastronomia local, com a superação dos negócios e profissionais em suas respectivas especialidades, alcançando patamares que os colocam nos holofotes e tapete vermelho dos sabores.

Para chancelar o Prêmio, a entidade mais atuante no setor: a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel). Por meio de uma votação criteriosa, secreta e on line, que conta a experiência gastronômica como métrica para votação, a crítica elege os destaques da gastronomia 2022, que serão revelados em uma noite especial, juntamente com o óscar da gastronomia brasileira, o Prêmio Nacional Dólmã. Conheça as categorias homenageadas no Prêmio Melhores da Gastronomia 2022.

1. Melhor restaurante;
2. Melhor cafeteria;
3. Melhor doceria;
4. Melhor lanchonete;
5. Melhor hamburgueria;
6. Melhor sorveteira;
7. Melhor culinária amapaense;
8. Melhor batedeira de açaí;
9. Melhor restaurante de comida a quilo;
10. Melhor restaurante de gastronomia internacional;
11. Melhor pizzaria;
12. Melhor gastronomia saudável (inclusiva, funcional, vegana ou vegetariana);
13. Melhor gastronomia oriental;
14. Melhor serviço de delivery;
15. Melhor bar;
16. Melhor panificadora;
17. Melhor serviço de buffet de eventos

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *