80 anos da Polícia Federal no Brasil: TJAP participa de cerimônia que homenageou servidores da PF e autoridades do Amapá

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho, participou, na terça-feira (2), na Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado (PF/AP), em Macapá, da cerimônia dos 80 anos de instalação da PF no Brasil. A solenidade contou com a presença do superintendente da instituição, delegado Vitor Moraes, e de chefes ou representantes das diferentes esferas de poder no Amapá, autoridades de outras forças de segurança, militares, servidores da PF/AP, imprensa e sociedade civil.

A Polícia Federal é órgão integrante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi fundada em 28 de março de 1944, durante o governo de Getúlio Vargas. Nessa época, com as funções no território nacional, bem como as de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras.

O evento, que contou com a exibição de vídeos institucionais, homenageou servidores antigos da PF/AP e as autoridades presentes com medalhas comemorativas “80 anos da PF no Brasil”. Entre os condecorados com a honraria, o chefe do Poder Judiciário amapaense, por conta da parceria do TJAP com a Polícia Federal.

Mais sobre a PF no Amapá

Os primeiros registros da Polícia Federal no Estado do Amapá são de 1968, quando a instituição era apenas um posto do Departamento de Polícia Federal no Território do Amapá, vinculado à Superintendência Regional do Pará. Na década de 1970, elevou-se ao status de Divisão do Departamento de Polícia Federal no Amapá (DPF – 1/AP), ainda vinculada ao Pará.

Após a transformação do Território Federal do Amapá em Estado do Amapá, em 1988, a antiga Divisão deixou de existir e foi, então, criada a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Amapá (SR/PF/AP), pela Lei nº 8.715/1993, em 06 de outubro de 1993, juntamente com a Delegacia da Polícia Federal em Oiapoque (DPF/OPE/AP).

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Amapá completou 30 anos de existência em 2023. A instituição atua nos âmbitos do meio ambiente, da Fazenda Pública, da Previdência, contra o desvio de verbas públicas, na repressão ao tráfico de armas e entorpecentes, além de atividades como controle migratório, de armas, de segurança privada e de químicos.

O presidente do TJAP parabenizou a instituição pelos 80 anos de atuação no Brasil e seus servidores. O desembargador Adão Carvalho ressaltou a importância da Polícia Federal no Amapá.

“A Polícia Federal é essencial para o combate da criminalidade. Agradeço a medalha em reconhecimento ao trabalho em parceria entre Judiciário e PF. Parabenizo a instituição, pois é órgão primordial para a Segurança Pública amapaense, pois atua no combate aos crimes de toda ordem. A PF é gloriosa e possui relevantes serviços em prol da sociedade. Portanto, parabéns a todos que compõe essa fundamental corporação”, pontuou o presidente do TJAP.

– Macapá, 02 de abril de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Serginho Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *