A Banda arrasta foliões pelas ruas da capital com apoio da prefeitura

Foliões e amantes do carnaval voltaram às ruas e avenidas de Macapá na terça-feira, 5, quando o maior bloco de sujos do Norte do país, A Banda, saiu pelas vias arrastando uma multidão cheia de alegria e irreverência. Considerada Patrimônio Cultural do Município, ela foi fundada em 1965.

O prefeito Clécio Luís, juntamente com os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, acompanhou todo o trajeto, desde a concentração, em frente à sede do bloco, onde experimentou o tradicional caldo que é servido aos brincantes. “O patrocínio da Banda este ano é de 100% da Prefeitura de Macapá. Além dos serviços que fizemos no percurso”, disse.

A Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos contou com serviços de limpeza, capina, iluminação, tapa-buraco, poda e pintura de meio-fio em todo trajeto. José Figueiredo de Souza, o “Savino”, agradeceu o apoio do Município, que todos os anos ajuda a colocar A Banda na rua. “O bloco não é meu e nem de ninguém especificamente, ela é do povo. Nem a chuva atrapalhou os foliões”, ressaltou.

A ambulante Rosilda Neves esperava ansiosa por esse dia de carnaval. “Conseguimos ganhar um dinheiro extra”, relatou. A prefeitura ainda fez a distribuição de 100 mil preservativos e 90 mil sachês de gel lubrificante durante o trajeto com o tradicional Bloco da Camisinha.

Pós-Banda

Depois que os foliões passaram entraram em cena os famosos vermelhinhos e as margaridas limpando as ruas e avenidas. Foram cerca de 140 homens em todo trajeto do bloco fazendo os trabalhos. A primeira turma passa tirando boa parte do lixo. Em seguida, vem a segunda para recolher o que ficou para trás. Depois passa o carro-pipa fazendo a primeira lavagem e depois um outro jogando água com lavanda para tirar o mal cheiro que fica.

“A ideia é que o povo não sinta o impacto depois da Banda. Quem for passar pelas ruas depois da limpeza não irá nem perceber que por ali passou o bloco”, finalizou o prefeito, que acompanhou de perto o trabalho de limpeza.

Adryany Magalhães
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *