A Banda e a Casa do Eurico (textinho porreta e verdadeiro de Yurgel Caldas)

Toda cidade que preze seus foliões precisa de um local de concentração para as festas carnavalescas. Todo encontro é um movimento de atração que conjuga forças visíveis e invisíveis.

A casa do Eurico Pinheiro de Vilhena Filho (o tio Eurico) – na famosa curva do Santa Maria, também conhecida como esquina da Tiradentes com a Feliciano Coelho, no bairro macapaense do Trem – é esse local de concentração que promove todos os anos o encontro de familiares e amigos e conhecidos e convidados de conhecidos (todo mundo, na verdade) para não apenas ver A Banda passar (um dos mais famosos e tradicionais blocos da Amazônia), mas também alterar a paisagem do local com cores, sons, alegria, caldo e cerveja.

Eurico Vilhena – escrivão aposentado da Polícia Civil – é esse impávido cicerone que sempre se alegra com a visita de amigos e familiares – e não precisa ser só em tempos de momo – e sempre promove almoços para as irmãs em fins de semana.

Yurgel Caldas e Mara Caldas. Casal querido!

A casa do Eurico se transforma na fissão e na fusão nuclear do carnaval da família Vilhena e mantém acesa a chama vital desse amante dos Beatles, da Jovem Guarda e de Roberto Carlos. Muito obrigado, Eurico, por fazer questão de proporcionar esses encontros que ficam sempre marcados na memória da família e na história da nossa cidade.

Tio Eurico com a Patricia

Meu comentário: sempre paro, durante o trajeto do bloco A Banda, na casa do tio Eurico. Tudo que o Yurgel disse é verdade. Lá é um local de alegria e reencontro de amigos. Aliás, passarei por ali hoje e abraçarei os brothers da família Vilhena.

Yurgel Caldas é professor de Literatura da Unifap e do Mestrado em Desenvolvimento Regional na mesma instituição.

  • Eu sou testemunha dessa confraternização de foliões e da recepção do Seu Eurico e família e lá se vão mais de vinte anos de compartilhamento desta alegria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *