A contracultura e o movimento beat – Por @Adnoelp

cc1

Por Adnoel Pinheiro

Você sabe o que foi aimages (4) contracultura? Para entender esse texto é preciso entender o contexto social a qual vivia a sociedade norte americana na década de 50, onde tudo começou. Nessa época o mundo estava dividido entre os EUA e a URSS em plena guerra fria. Instaurou-se um total clima de paranoia entre as duas potencias, e porque não no mundo.cc11

Com a corrida armamentista e o impulso da revolução tecnológica acontece uma grande melhora no padrão de vida dos americanos, pois houve uma grande melhora na educação e a crescente urbanização das cidades.

Esse mesmo individuo urbano, agora egresso nas universidades, é dotado de condições melhores de vida, passou a ser pensante, questionador e revolucionário de sua própria consciência e totalmente contestador do estilo de vida americano (american way of life). Esse jovem questionador cria uma identidade bastante singular e que iria conquistar a pluralidade com o movimento beat ou beatnik, para os americanos a “beat generation”.images (3)

Esse pensamento de vanguarda gera um divisor de águas entre essa e as gerações anteriores. Jack Kerouac, William Burroughs, Allen Ginsberg entre outros inauguram uma nova maneira de pensar, agir e se expressar, influenciando diretamente o comportamento jovem da época.

E qual a riqueza disso? Bem, esses poetas marginais, artistas e jovens inauguram e acabaramimages (2) sendo protagonista de uma verdadeira revolução cultural, fenômeno esse que viria a influenciar as gerações posteriores desde o be pop (estilo de jazz frenético muito comum na época) até o movimento Hippie, punk e o rock and roll, sem contar as obras publicadas deixaram um legado para a literatura, música e arte em geral.

Diante de todo esse contexto que surgiu a tão aclamada obra de Jack Kerouac “on the road” (pé na estrada), considerada a bíblia de uma geração e a influência de várias outras, fazendo muitos jovens caírem na estrada a procura de liberdade sexual, espiritual e de pensamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *