A volta do Museu Sacaca: Faltam somente três dias para a reinauguração do local que conta a nossa história

O Museu Sacaca, inaugurado em 1997, é uma instituição cultural e científica, vinculada ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (Iepa) e localizada em Macapá. O espaço tem a missão de abrigar palestras, seminários, exposições, visitas pedagógicas, atividades didáticas e a difusão das culturas que compõem o Estado, como a indígena e ribeirinha. .

O museu foi inaugurado durante a gestão do então governador João Alberto Capiberibe. O nome do espaço é uma homenagem a Raimundo dos Santos Souza (1926-1999), vulgo “Sacaca”, um curandeiro que disseminou a medicina natural no Amapá. 

O Museu Sacaca é espaço que reúne as tradições amapaenses e que valoriza a identidade cultural do nosso Estado. O espaço conta também a história dos povos da Amazônia. O Museu Sacaca foi esquecido e sofreu com a deterioração do tempo e o descaso com a Cultura Amapaense.
Após passar por reforma, iniciada em 2011, o Museu, que ao que tudo indica, sera melhor do que quando foi fundado, será reinaugurado na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012. Certamente, o local será um dos principais atrativos turísticos do Amapá.  (não, mais “será” nesse parágrafo logo..)

A César o que é de César

Os “urubólogos” de plantão podem chiar, esperniar, dar chute no vento e fazer beicinho, mas que o Museu Sacaca tauma belezura e que será um local pra turista nenhum botar defeito, ah isso vai. Mérito do governador Camilo Capiberibe, do diretor do Iepa, Augusto Oliveira e da diretora do Museu, Mônica Dias. E o bom trabalho da Seinf. Quem ganha com isso? A população, claro.


Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *