Abduzidos pela floresta, meninos viram lenda em Calçoene – Crônica de Marcelo Guido

Crônica de Marcelo Guido

Depois de 19 dias, os bombeiros encerraram as buscas. Cansados, exaustos e tristes. Sem a comemoração justa de quem encara o ofício, a missão desta vez, infelizmente, não pôde ser cumprida.

Terras desconhecidas por eles e pelas vítimas. Talvez só os soberanos senhores da floresta sabem de seus segredos e os guardam a sete chaves.

Imagem ilustrativa – Foto: Márcia do Carmo

Foram em busca de açaí. Mas que tão saborosa era tal iguaria para valer esse risco? O açaí sem dono, sem grife nascido na terra alagada dos caroços regurgitados por pássaros, plantados por Deus.

Talvez fruto proibido, alimento ilustre de sabor sem igual, lembrava a maçã de Eva.

Os meninos se foram encantados pela floresta e por lá ficaram. A única testemunha do acontecido não pode falar, dizem que o cão nunca abandona o dono. O cachorro deles voltou.

Histórias como essa são escritas e descritas como lendas, viram rezas, viram estórias.

Vão ser contadas para sempre, para que nunca sejam esquecidas. Para que sirvam de lembrete.

Riscos e perigos sempre vão existir, cabe a cada um de nós desafiar.

Imagem ilustrativa – Foto: Márcia do Carmo

Fiquem em paz pequenos, encontrem a felicidade em campos verdes e sejam novos caruanas, nos vigiem de seu novo mundo, tomem posse e protejam essa área.

Olhem por nossas vidas e vivam sempre nas matas, nos imaginários todos. Sejam encantados por excelência, sejam livres como vento, dissipados como memória. Virem verde, virem terra, virem vida.

Imagem ilustrativa – Foto: Márcia do Carmo

A floresta agora é sua casa.

*Marcelo Guido é jornalista, professor, pai da Lanna e Bento e marido da Bia. Como tem um filho pequeno e uma filha adolescente, ele ficou comovido, como todos nós, com o desaparecimento de Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos, e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos, na região de floresta no norte do Amapá, neste abril de 2021.

  • Avatar

    Linda crônica, para um desfecho triste de uma história real. Fizestes tudo parecer tão belo, tão suave , que vendo desta forma serve de alento , de consolo, apesar de sentir que a intenção do autor é de eternizar nossos garotos em mais um de nossos contos para que numca sejam esquecidos!

  • Avatar

    Muito triste acabar essas buscas assim sem nenhuma resposta ,mas a fé e a esperança que temos de encontra nossos meninos é maior ,as buscam continuam a família né os moradores de calçoene não desistiram,mas essas palavras servem de acalento e só almenta nossa fé e esperança 🙏Deus é Deus do impossível Deus de milagres ele move montanhas para aqueles que nele crê 🙇

  • Avatar

    Belas palavras, porém muito triste a história em si..
    Mais eu ainda acredito em nosso senhor e salvador jesus Cristo, que a família e amigos vão encontrar esses meninos com vida..

  • Avatar

    Que palavras cm uma realeza que e de faz chora
    Que Deus está cm esses meninos ande quer que eles estejam
    Deus e o dono do mundo e que permitir tudo acontece
    E ser ele permitiu isso acontece
    Pq tem algum propósito que só ele saber e que só saberemos cm o tempo

  • Avatar

    Parece uma despeduda. Os familiares ainda os procuram o piloto ficoub30 dias na imensidão ñ podemos perder a fé

  • Avatar

    Deus está no controle de tudo!!!!! Nada está oculto ou encoberto perante os olhos do SENHOR nosso DEUS Altíssimo…. 🙌🏻 só á Deus pertence o Pode de julgar e de nosso Senhor Jesus Cristo cada um segundo as suas Obras

  • Avatar

    Uma viagem pelos seios da floresta com muita leveza, mas com um retorno e um final. Diferente dos garotos que deriam ter voltado para os seus lares, seria o final mas conveniente e feliz.

  • Avatar

    Muito lindo mesmo ! Parabéns por tão bela história…porém, acho que cabe sim a polícia investigar….os garotos de hoje em dia são espertos demais…e para o cachorro ter retornado aconteceu algo que assustou o cachorro…acredito que essa história tem ponto de continuação…e e nosso dever cobrar isso das autoridades.

  • Avatar

    Pelo teu modo de escrita, tornastes a narrativa tocante… A arte tem esse poder de tornar belo, algo triste ou desagradável. Mas é preciso alguém com talento para fazer isso. E você faz isso muito bem! Parabéns pelo sábio uso das palavras!

  • Avatar

    Eles passaram em algum portal para outra dimensão. Estão na luz de Deus.
    Só Deus pode saber onde estão. Eles virão contar nos sonhos que serão sonhados por sua mãe. Belo poema! Belas palavras!

  • Avatar

    Triste saber que uma pessoa que conheci desde bebezinho Renato (Renatinho como chamavamos)criado por dona Deusa como era mas comchida e meu primo João criado com todo amor e carinho ter um adesaparecimento desta forma na imencidao Amazonica .comtudo haja o que for Deus vai esta sempre com eles nessa imensidão verde chamada floresta amazônica.

  • Avatar

    Belas e sábias palavras, mas esse poema terá uma segunda narração com o término concreto de um final feliz

  • Avatar

    Sem palavras 😔
    A mais ou menos uns 20 anos atrás aconteceu a mesma sena em nosso município, aqui em ITAUBAL. Infelizmente, uma criança de dois anos também não vou pra casa. Hoje, é apenas lembrado como uma lenda por aqui.
    Que Deus tenha misericórdia de todas essas crianças que nunca voltam 😔🙏

  • Avatar

    UMA HISTÓRIA QUE MUDARÁ O MUNDO… PARA MUITOS DESCONHECIDOS DA FLORESTA… MATA A DENTRO . PARA NÓS PAIS QUE SIRVA DE EXEMPLO E LIÇÃO DE QUE NUNCA DEVEMOS PASSAR ESQUECIDOS DE NOSSAS CRIANÇAS… DE NOSSOS FILHOS E FILHAS MESMO QUANDO ADOLESCENTES POIS O BARCO NÃO SE REMA UMA VEZ SÓ QUANDO A ONDAS MUITO FORTES… O OLHAR NÃO SE DESVIA DISTANTE QUANDO AMAMOS O QUE VEM DE NÓS QUE SOMOS MÃES… ! A PALAVRA FILHO QUANDO SURGE DE NÓS MÃES E PAIS É UMA PALAVRA QUE DEVEMOS SABER O QUÃO FORTE SE TORNA O SENTIDO DELA… ENTÃO QUE NOS SIRVA DE ENSINAMENTO PROFUNDO … TRISTEZA SEJA TRANSFORMADA EM ALEGRIA E ESPERANÇA PARA OS SEUS FAMILIARES….!

  • Avatar

    Eu acredito em encantaria e já havia pensado nesta possibilidade.Mas também acredito que a buscas não deveriam parar.

  • Avatar

    Belo texto … Incrivel e comovente,,foi um fato misterioso , talvez haja a parte 2 com um final feliz dessa historia ,,,quando eles voltarem e contarem o q aconteceu com eles!!

  • Avatar

    A natureza e seus mistérios, sou apaixonado pelo verde que nos rodeia e nos faz perde a direção de casa. Já tive experiências de não saber o rumo de vir ou ir, mas já teve algo que me deixou mas perdido no mato. Certo dia estava eu numa caçada sozinho e derrepente ouvir uns barulho estranho tipo de avião e as guaribas cantaram e pararam, e o silêncio ficou, foi quando veio uma luz em minha direção e eu assustado pronto pra reagir ou dar um sinal q lá tinha alguém…foi quando a luz subiu em rumo às copas das árvores e sobrevoando virou pra mim e parou acendendo mas outra luz. Assustado eu achei melhor voltar pra casa foi quando fui surpreendido novamente pela luz no meio do caminho” varrida” ali eu percebi q aquilo queria me deixar sem rumo. Foi quando tentei fazer um outro percurso e la estava novamente na minha frente. Aquela luz me seguia e eu já estava desesperado, mas algo sempre dizia pra não focar em direção a luz, então eu retornei e ao chegar no caminho com a luz no mesmo local parado foi quando baixei a cabeça e caminhei passando por ela de olhos fechados e logo me deparei com a minha sacola de água e resolvo olhar pra trás percebi que não tinha mas nada lá, somente a escuridão total da mata. Aí fica um enorme ponto de interrogação, o que poderia ser.? Só sei de uma coisa, difícil explicar aquilo, a mata toda ficou em prantos e os animais gritavam, e eu sem entender o que tinha por trás daquela LUX q parecia um LED de uma lanterna. A natureza e seus segredos, sozinho me pergunto o que a natureza revelou pra esses jovens.? Só Deus sabe.!! Quantos já não desapareceram na mata, fica o mistério, mas espero q Deus abençoe esses garotos aonde eles estiverem.!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *