Abertas inscrições para cursos do Programa Cultura Unifap

images (4)

As inscrições para cursos vinculados ao Programa de Extensão de Cultura da Universidade Federal do Amapá (Unifap) prosseguem até o dia 11 de setembro. Discentes, técnicos administrativos, docentes e a comunidade em geral podem ser inscrever para participar do programa sem cobrança taxas ou mensalidades. São 42 vagas dividas em quatro cursos: violão básico (6 vagas), desenho básico (10 vagas), fotografia (20 vagas) e serigrafia (6 vagas).

Os que desejarem participar do curso de violão básico deverão possui o instrumento. As inscrições devem ser efetuadas mediante preenchimento de formulário disponível em http://www.unifap.br/public/index/view/id/6691 que posteriormente deverá ser entregue na Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac). Os cursos ocorreram de setembro a dezembro de 2015. As aulas estão previstas para começar a partir do dia 14.

Os cursos são inicais e tendem a virar avançados. A perspectiva é que mais cursos nas mais variadas vertentes culturais sejam implementados a partir do ano que vem.

Programa Cultura Unifap – A proposta é implementar uma política institucional que atenda e fomente as demandas de ações extencionistas em cultura, diversidade, produção artística e midiática na Universidade Federal do Amapá. Segundo o coordenador do programa, professor Nycolas Albuquerque, a institucionalização dessas ações deverá criar na universidade um setor e uma política para pensar e realizar ações e investigações com foco nas minorias historicamente marginalizadas, como os ribeirinhos, os indígenas e os negros, os LGBTI, os jovens das periferias e as mulheres.

“Grande parte desses grupos estão presentes na Unifap, em sendo estudantes, técnicos e professores e poucos estudos são elaborados para compreender as identidades culturais, as práticas comunitárias e as formas de saberes na experiência destes sujeitos”, explica o coordenador. Dessa forma, espera-se desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura, em sua diversidade.

UnifapTroca de experiências – O projeto pretende inovar na formação e difusão em arte e cultura na Unifap à medida que constitui um território de trocas, intercâmbios, construção sócio-cultural, crítica e produção artística e científica sobre os sentidos simbólicos, as experimentações em ações extensionsitas e no ensino, criando uma rede entre universidade, gestões públicas, comunidades tradicionais e sociedade em geral. Tal trama, segundo Nycolas Albuquerque, não existia na instituição.

Seleção de Monitores – Três bolsas de monitoria para o Programa de Cultura da Unifap serão disponibilizadas aos acadêmicos devidamente matriculados na Unifap em qualquer curso da instituição. O estudante deve ter cursado até o quarto período. As inscrições devem ser efetuadas, presencialmente, até a próxima terça-feira, 8, na Proeac.

A entrevista ocorrerá no dia 09 às 09h, na Sala do Programa de Cultura Unifap. A divulgação do resultado final será no dia 15. Os monitores serão divididos nas áreas temáticas da extensão: comunicação, cultura, educação, tecnologia e produção.

Entre as atribuições do monitor/bolsista cabe apresentar por escrito os resultados de suas ações junto ao projeto no período de seis meses que é a vigência da bolsa; além de elaborara relatório técnico das atividades desenvolvidas. Mais informações sobre seleção dos bolsistas podem ser obtidas em http://www.unifap.br/public/index/view/id/6690

Serviço:

Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias: 3312-1751
Atendimento das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *