Abertas inscrições para exame de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros


As inscrições para o exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas desde o último dia 18 de julho e prosseguem até 14 de agosto próximo. A Universidade Federal do Amapá (Unifap) é a instituição responsável por aplicar o exame no estado. Para participar, o candidato deverá inscrever-se no endereço eletrônico: http://celpebras.inep.gov.br/inscricao e efetuar o pagamento de R$ 130 na coordenação do curso de Letras. As provas irão ocorrer de 21 a 23 de outubro.

O responsável pela aplicação da prova no Amapá, professor Olaci Carvalho, explica que o Celpe-Bras é exigido pelas universidades como comprovação de competência na língua portuguesa para ingresso de estrangeiros nos cursos de graduação e pós-graduação, além de empresas e outras instituições nacionais. “O exame também é exigido para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que trabalham ou pretendem trabalhar no país”, afirma.

A Unifap é centro aplicador desde 2000 e recebe em média cinco candidatos a cada edição. Olaci Carvalho adianta que a procura pela prova deverá superar as expectativas este ano devido ao crescente número de médicos estrangeiros atuando no estado. O Celp-Bras é realizado em 22 postos aplicadores no Brasil e 58 no exterior. No primeiro semestre de 2014 foram mais de 4.000 inscrições.

O Exame é aplicado duas vezes a cada ano e ocorreu pela primeira vez em 1998, outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A partir do segundo semestre de 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou-se o responsável.

São avaliadas a compreensão e produção oral e escrita da Língua Portuguesa dos candidatos. Para obter o certificado, o examinando deve alcançar um bom desempenho em ambas às partes do Exame. De acordo com o desempenho obtido, são conferidos os níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O exame é realizado em 22 postos aplicadores no Brasil e 58 no exterior. No primeiro semestre de 2014 foram mais de 4.000 inscrições.

Kleber Soares
Assessoria da Reitoria
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

SERVIÇO:
Valor da inscrição: R$ 130,00 (no posto aplicador-UNIFAP).
Aplicação do Exame: 21 a 23 de outubro de 2014.
Informações: Coordenação do Curso de Letras da UNIFAP.
Professor Responsável: Olaci Carvalho
Contatos: (96) 9974-0427/9125-0987/8104-8221

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *