Abertas inscrições para novos grupos de tratamento do tabagismo

Parar de fumar por conta própria pode ser difícil por causa dos sintomas ligados à abstinência da nicotina. Para auxiliar nesse processo, a Prefeitura de Macapá oferece desde 2015 o tratamento do tabagismo em 15 UBS’s. Para este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abre novos cadastros para grupos de tratamento do tabagismo, que têm duração de um ano, com o objetivo de oferecer orientação, tratamento, acompanhamento e apoio aos fumantes que decidem parar de fumar.

Os interessados em participar devem procurar as seguintes UBS’s até o dia 24 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h: Cidade Nova, Infraero I e II, Marcelo Cândia (Jardim Felicidade), Novo Horizonte, Pacoval, Álvaro Corrêa (São Lázaro), Perpétuo Socorro, São Pedro (Beirol), Marabaixo, Raimundo Hozanan (Muca), Congós, Pedrinhas, Pedro Barros (Fazendinha) e Policlínica (Unifap). Para fazer a inscrição, o interessado deve apresentar documentos pessoais como RG e comprovante de residência.


O tratamento oferecido pela prefeitura é coordenado por uma equipe multiprofissional de médico, farmacêutico, assistente social, psicólogo e nutricionista, e também fornece gratuitamente alguns medicamentos como os adesivos transdérmicos de nicotina. Desde que os grupos foram formados, 800 pessoas já passaram por tratamento. De acordo com o relatório da Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 12% da população de Macapá é fumante, 9% são homens e 3% mulheres. Destes, 2% fumam mais de 20 cigarros por dia.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *