Abrasel e Prefeitura de Macapá promovem a II edição do Cozinha dos Chefs, em comemoração aos 262 anos de Macapá

A programação de aniversário de 262 anos de Macapá está repleta de atrações imperdíveis. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) se unem e presenteiam a capital com a Cozinha dos Chefs, nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Praça Floriano Peixoto.

A Cozinha dos Chefes será montada para servir alimentos ao preço popular de R$ 10,00 preparadas por profissionais experientes da gastronomia amapaense. Nessa segunda edição, terá a chef burger Melissa Corrêa com Hamburger Gladiador, a chef Mitiko Sakairi com a Yakisoba, o chef sorveteiro Gabriel Moraes com os Chopps Gourmet e o chef confeiteiro Alessio Roulien com o popular Bolo de Pote.

Além da comercialização dessas deliciosas receitas, a culinária regional estará presente na área gastronômica como parte de uma extensa programação promovida pela Abrasel e Prefeitura de Macapá. Segundo o presidente da Abrasel, Yukio Nagano, a programação será literalmente recheada de delícias para valorizar os produtos da culinária regional e da nossa miscigenação, com isso potencializar o setor de gastronomia como um produto legitimamente turístico. “Reunimos grandes profissionais da gastronomia para presentear Macapá com os melhores sabores”, ressalta.

Curiosidades:

Segundo Sandro Belo, especialista em gastronomia, o hambúrguer teve origem na cidade de Hamburgo na Alemanha, mas só se popularizou mundialmente após sua chegada nos Estados Unidos. Já a Yakisoba, teve origem na China, mas ganhou a configuração do prato que conhecemos hoje no Japão. Aliás, o Amapá é o terceiro estado brasileiro que mais recebeu imigrantes do país do sol nascente. O chopp, termo regional, trata-se de uma sobremesa gelada, um picolé artesanal condicionado em pequenos sacos plásticos, muito popular, que aos poucos foi ganhando versões de sabores diversos e até gourmetizado, sendo conhecido em outras regiões por dudu, sacolé, geladinho, chupe-chupe, big-bem, brasinha, laranjinha, legalzinha e em grande parte do norte, de chopp. O Bolo de Pote por sua vez, surgiu em São Paulo, através de um acidente na cozinha no qual os bolos murcharam e ficaram com aparência ruim, entretanto, deliciosos, e para não haver prejuízos, decidiram colocar tudo em potes, recheá-los e vendê-los, eis que surgiu um grande negócio.

Serviço:

Cozinha dos Chefs
Dias 3 e 4 de fevereiro (segunda e terça-feira)
Das 18h às 23h
Praça Floriano Peixoto
Degustação R$ 10,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *