Acadêmicos da Unifap ganham ônibus para transporte circular

IMG_3388

Quatro ônibus foram adquiridos pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) para facilitar o transporte de alunos dos quatro campi da instituição. Dois serão deslocados ao Oiapoque, um vai para Mazagão e um fará a linha entre os campi Marco Zero, em Macapá, e Santana. O serviço é gratuito para a comunidade acadêmica, mediante identificação com a carteira estudantil da instituição. A iniciativa é a primeira em 26 anos de Universidade.

Cada coletivo custou R$ 270 mil, em um total de R$ 1.080,000 milhão, adquiridos via recursos para o funcionamento da Unifap. Dez motoristas foram contratados e irão reforçar o quadro da instituição. Destes, dois serão lotados em Oiapoque, um em Mazagão, sete irão atender a demanda do campus Marco Zero e revezar-se na rota até Santana. A Universidade optou por contratar profissionais residentes nos respectivos municípios.

O itinerário do coletivo que fará o trajeto entre os campi Marco Zero e Santana ainda está em fase de estudos a partir das demandas dos estudantes. Semana que vem serão feitos testes para avaliar a rota definitiva. “Nós ainda estamos analisando qual o melhor caminho. A intenção é de que o ônibus saia do campus Marco Zero, siga pela Jovino Dinoá, Avenida FAB até a Praça da Bandeira. A ida ao município de Santana poderá ocorrer via JK ou Duca Serra”, explicou a pró-reitora de administração, Wilma Monteiro.

Os demais coletivos irão fazer o trajeto pelas ruas dos seus respectivos municípios até os campi da Universidade e também serão usados para pesquisas e trabalhos de campo. O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aillon Dias, avaliou que a novidade vai colaborar para diminuir, inclusive, com a evasão universitária.

“Para quem depende do transporte público para chegar à Universidade e tem dificuldade para pagar tarifa de ônibus, ter à disposição essa alternativa só vem contribuir para garantir a permanência do aluno no curso, principalmente aqueles que passam por dificuldades financeiras”, disse o estudante. Os primeiros ônibus serão entregues no próximo sábado, 05, às 18h, no município fronteiriço de Oiapoque. Ainda será definido o horário exato de saída para circulação e retorno à garagem.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *