Ação criança 2021: MP-AP promove palestra virtual para falar sobre educação especial e autismo

Nesta terça-feira (5), o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) com as Promotorias de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Macapá e Santana, promoveu a palestra virtual que contou com dois temas “A educação especial nos diferentes contextos” e “autismo: características, direitos e relato da implantação do Centro de Especialização no Transtorno do Espectro Autista em Laranjal do Jarí” . O evento virtual, ocorreu na plataforma do Google Meet, de 9h às 11h, e fez parte da programação da campanha “Ação Criança 2021”.

A palestra foi organizada pela equipe de formação continuada do Centro Educacional Raimundo Nonato (CERNDR) e teve como público-alvo os membros e servidores do MP-AP. O objetivo foi trazer uma discussão para membros e servidores do MP-AP sobre a importância do atendimento educacional especializado nas escolas para crianças com qualquer categoria de deficiência, além de sugerir ações que buscam melhorar esses aspectos dentro de toda a sociedade.

A live contou com a participação da coordenadora do CGCAO, procuradora de Justiça Judith Teles; coordenador do CAO-IJ, promotor de Justiça Miguel Angel Ferreira; secretário-geral do MP-AP e promotor de Justiça titular da Promotoria de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Macapá, Alexandre Monteiro; promotora de Justiça de Ferreira Gomes, Samile Alcolumbre; e a diretora do CERNDR, Nilzete Costa, além de servidores de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.

Foram abordados dois temas: “A educação especial nos diferentes contextos”, desenvolvido pelas técnicas do CERNDR, Nelcirema Pureza e Rubenita Teles e “Autismo: características, direitos e relato da implantação do Centro de Especialização no Transtorno do Espectro Autista em Laranjal do Jarí”, apresentado pela promotora de Justiça Samile Alcolumbre.

“É muito importante o acolhimento familiar, nós criamos uma grande perspectiva de desenvolvimento de uma criança, as crianças com deficiência precisam de apoio e nós precisamos apostar no potencial dessa criança, por isso é importante conquistar novos direitos a partir dos movimentos dos pais… É importante o atendimento educacional especializado para as crianças nas escolas, além que as instituições devem verificar as condições de equipamentos para atender as crianças com deficiência diferentes”, afirmou Nelcirema Pureza.

Samile Alcolumbre falou sobre a importância do Centro especializado no espectro autista, do diagnóstico precoce e tratamento. “É uma honra participar de evento e compartilhar a nossa vivência em Laranjal do Jari, quando o MP-AP em parceria com o Estado criaram o Centro Especializado no Espectro Autista, possibilitando o atendimento multidisciplinar com terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicologia para as crianças, propiciando desenvolvimento adequado, orientação para as famílias e melhorias na qualidade de vida das crianças e dos pais. O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por neuropediatra, por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores, além de relatórios de profissionais terapeutas”, disse.

Programação “Ação criança 2021”

A programação denominada “Ação Criança 2021” prossegue nesta quinta-feira (7), com palestras sobre duas temáticas: “Direitos e deveres dos pais e/ou responsáveis de pessoas com deficiência” e “Benefícios Sociais à pessoa com deficiência”. Os palestrantes serão o promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Macapá, Alexandre Monteiro, e a assistente social do INSS, Aldenize Menezes.

No dia 14/10, ocorrerá o DRIVE THRU DIA DAS CRIANÇAS, nos horários da manhã de 08h às 09h30m, e a tarde de 17h às 18h30m, em frente ao CERNDR, com profissionais caracterizados com personagens infantis, apresentação de Banda de música, distribuição de kits de higiene bucal (SESC), kits de higiene pessoal e brinquedos educativos.

O evento obedecerá a todos os protocolos de biossegurança, com estratégias para evitar aglomerações e testagem de COVID antecipada para os profissionais envolvidos, de forma a minimizar possíveis riscos à saúde das crianças e seus familiares.

Parceiros

São parceiros da Ação Criança 2021: Sesc-AP; Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS AMAPÁ); Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Associação do Ministério Público do Estado do Amapá (AMPAP); Associação dos Servidores do MP-AP (ASSEMP).

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Addan Vieira
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *