Ação de saúde em Macapá vai reunir mães e bebês para incentivar a amamentação

Ação acontecerá na praça Floriano Peixoto e terá serviços de saúde e autocuidado | Foto: Renato Costa/PMM

A Prefeitura de Macapá promove nesta quarta-feira (3), uma programação que vai abordar temas a respeito da importância do aleitamento materno na garantia de uma vida mais saudável para o bebê. A ação, que tem como lema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, acontecerá na Praça Floriano Peixoto, bairro Central, das 16h às 20h.

A atividade faz parte do Agosto Dourado, mês voltado à conscientização sobre o aleitamento materno. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, a iniciativa vem para incentivar a criação do vínculo entre mãe e bebê por meio da amamentação.

“O evento simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e o nosso objetivo é fortalecer esse vínculo entre mãe e filho. Além disso, vamos acolher essas mulheres, proporcionando um momento de lazer com serviços de saúde, roda de conversa e orientação”, destaca.

Durante a ação as mamães terão acesso a uma série de serviços como consulta pediátrica, entrega de medicamentos, atendimento de saúde bucal, suplementação de vitamina A, orientações nutricionais, atendimento psicológico, vacinação contra à Covid-19 adulto e infantil, tríplice viral e influenza, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite aferição da pressão arterial. A equipe também ofertará triagem neonatal com teste da orelhinha, linguinha e olhinho.

Além disso, serão ofertados serviços de autocuidados como auriculoterapia, ventosaterapia, spa de pés e mãos, automaquiagem, aulão de dança, sessão de fotos, massagem relaxante, pintura na barriga, corte de cabelo e entrega de mudas.

Agosto Dourado

O mês dedicado ao aleitamento materno no Brasil foi instituído pela Lei Federal nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, devem ser intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Em Macapá, as ações são fortalecidas durante todo o mês de agosto, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e por meio de atividades executadas em locais estratégicos.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *