Ação emergencial garante nova limpeza e desobstrução de canais durante chuvas em Macapá

IMG_0090

Desde a madrugada de segunda-feira, 28, as chuvas voltaram a cair com intensidade em Macapá. A Defesa Civil Municipal, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semduh), continua o monitoramento e trabalho de limpeza e desobstrução nos principais pontos de alagamento.

Os serviços estão sendo contínuos nos canais do Jandiá e dos bairros Beirol e Nova Esperança. No total, foram mapeados seis pontos de maior incidência de alagamento. A chuva na madrugada de segunda-feira marcou, de acordo com os pluviômetros da Defesa Civil, a média de 90 mm de chuva nas últimas 24 horas. Várias chamadas foram feitas por moradores por conta do transbordamento do canal do bairro Nova Esperança.

No local, as equipes executaram o trabalho de desobstrução, onde foram retirados materiais como colchão, bicicleta, pedaços de madeira, sacos plásticos e garrafas PET. Além disso, no período de 28 de janeiro a 22 de fevereiro foram recolhidas cerca de 3.200 toneladas de lixo, durante ação de limpeza.

De acordo com o coronel Macedo, comandante da Guarda Municipal, é importante que os moradores destas regiões não obstruam ou façam o aterramento das áreas onde ocorre vazão das águas das chuvas. “Esse tipo de atitude causa um transtorno enorme para as pessoas que moram nessas áreas baixas. É necessária a conscientização de que ações como estas não podem ser feitas”.

Os alagamentos dos canais de vazão natural ocorridos no dia 28 de março deram-se principalmente por coincidência da chuva forte com a maré alta. A ação de desobstrução de bueiros e manilhas, além da limpeza de canais, faz parte de um plano de ação emergencial, que é composto pela Guarda Municipal, Semob, Semur, Semduh, Semed, Semsa, Secsub, Semast e Segov.

Márcia Fonseca/ASSCOM PMM
Contatos: 98139-7609 / 99118-7183
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *