Ação integrada: MP COMUNITÁRIO atende bairros da Zona Norte de Macapá

p1

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Programa MP Comunitário, atendeu a população dos Bairros Jardim Felicidade 2 e Novo Horizonte em mais uma atividade integrada de cidadania, parceria entre MP-AP e Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A ação ocorreu na manhã desta quarta (27), no Centro de Mobilização Social – Projeto Minha Gente, levando à comunidade orientação jurídica e mediação de conflitos.

O Centro Projeto Minha Gente é uma instituição pública administrada pela Secretaria de Estado e Mobilização Social, que atende a cerca de 100 idosos da comunidade, oferecendo a eles melhor qualidade de vida, por meio do esporte, lazer e recreação, orientação e sensibilização mediante palestras de interesse destes.

O projeto é desenvolvido em parceira com o Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo de Assistência ao Programa Saúde da Família (NASF) e o Programa Mesa Brasil. Profissionais levam aos idosos atendimentos em saúde e prevenção de doenças, atividades físicas e alimentação.

Durante a ação, os idosos procuraram o MP Comunitário para relatar sobre o abandono do Projeto Minha Gente por parte do poder público, no corte do envio de verba para garantir a continuação do trabalho ofertado a eles. A atual gestora do Centro de Mobilização Social, Cinthia Pereira, falou da importância do projeto, tendo em vista a necessidade de os idosos terem uma melhor qualidade de vida, e que o trabalho continua toda quarta e sexta-feira.

O senhor Benedito Conrado, de 77 anos de idade, que participa do grupo de idosos do Projeto Minha Gente há 5 anos, enfatizou a falta de apoio do governo nos últimos meses, mas que o projeto, sempre atuante na comunidade, proporciona assistência básica para eles, oferecendo um momento de diversão, ao mesmo tempo em que cuida da saúde dos idosos.

O MP Comunitário levou atendimento, fazendo registro de procedimentos administrativos e mediação de conflitos. Um caso que chamou a atenção foi o de uma senhora que buscou o MP Comunitário indicada pelo diretor da escola onde os filhos estudam, visto que o patrão do marido dela quer obrigá-los a tirar as crianças da escola para que eles sejam transferidos a morar no interior do Pará, sem nenhuma garantia de que elas poderão continuar os estudos. Nesse caso, o MP Comunitário vai intervir tomando as providências necessárias para garantir que as crianças permaneçam na escola.

Também estavam presentes na ação o Programa Pai Legal, o TRE e a Justiça Itinerante.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *