Ação voltada à saúde da mulher visa aumento do número de requisições para realização de mamografias

A Prefeitura de Macapá e o Sesc promoveram no fim de semana uma ação voltada para a saúde da mulher, com foco no aumento de requisições para a solicitação de mamografias. O objetivo foi ampliar o número de mulheres atendidas por meio do convênio firmado entre Sesc e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que possibilita que as pacientes atendidas nas UBS’s façam o rastreamento do câncer de mama na carreta do Sesc, por meio do Hospital de Câncer de Barretos.

Foram oferecidas consultas médicas e odontológicas, vacina, coleta de PCCU, testes rápidos, orientação nutricional, e as requisições de mamografia. “A ação foi idealizada pela Semsa, pois ainda temos uma quantidade expressiva de mulheres que estão na faixa etária do exame, mas não procuraram uma unidade para requerer o procedimento”, explicou a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.

E a ação deu certo, já que os serviços mais procurados, além de consultas médicas, foram as requisições de mamografia e coleta de PCCU, ambos importantes mecanismo para o rastreamento de cânceres de mama e colo do útero. A estudante Ângela Lobato, 21 anos, fez a coleta de PCCU pela primeira vez. “Nunca tinha ouvido falar no exame, mas acho importante que toda mulher busque conhecimento das formas de prevenir sua saúde”.

Desde que o convênio foi assinado, em junho deste ano, a Prefeitura de Macapá já encaminhou mais de 400 pacientes atendidas nas unidades de saúde para fazer exame de mamografia. O procedimento é voltado para mulheres entre 50 e 69 anos, caso da costureira Alda Coutinho, que aproveitou a ação. “Toda mulher deveria ter a consciência de que é necessário fazer os exames como forma de prevenir e até mesmo impedir que alguma doença evolua”.

Em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), somente 3,71% das mulheres em idade de fazer o procedimento o realizaram. O exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, que, segundo o MS, é o mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. Para ter acesso a mamografia, a paciente deve procurar uma unidade de saúde para receber a requisição, após avaliação médica.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *