Adolescentes de Macapá são convocados para vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) convoca os adolescentes para a segunda temporada de vacinação contra o HPV. A imunização é voltada para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.

Este ano, o Município pretende imunizar 10.998 meninas e 9.548 meninos contra o HPV. A vacina faz parte do calendário nacional de imunização e fica disponível durante todo o ano nas UBS’s. “É importante alertar que o esquema vacinal só está completo com as duas doses da vacina. Por isso, quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses para receber a segunda”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

As vacinas são disponibilizadas nas UBS’s de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso, o adolescente deverá, acompanhado dos pais ou responsáveis, procurar a unidade básica munido do cartão de vacina.

Papiloma Vírus Humano (HPV)

É o principal responsável pelos casos de câncer do colo do útero e verrugas genitais, e a terceira causa de morte de mulheres em todo o Brasil. Na capital amapaense, as UBS’s disponibilizam para a população as duas doses da vacina quadrivalente contra o HPV. Ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV, responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero e os subtipos 6 e 11 por cerca de 90% das verrugas genitais.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *