Agentes comunitários passam por capacitação em saúde mental

Agentes comunitários de saúde participam de capacitação em saúde mental, promovida pela Prefeitura de Macapá. A atividade faz parte das ações estabelecidas durante o Setembro Amarelo, campanha mundial de promoção a vida e combate ao suicídio. O objetivo da capacitação é possibilitar aos agentes um conhecimento mais amplo sobre as demandas de saúde mental, bem como o conhecimento da rede de atenção psicossocial e os serviços disponíveis no estado.

“As pessoas com sofrimento mental devem ter um acompanhamento diferenciado pelos agentes. Visitas mais frequentes, com a intenção de oferecer escuta ao sofrimento dos pacientes são bastante úteis como parte do tratamento de pacientes deprimidos, e acreditamos que em outras doenças o mesmo ocorra”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Thalyta Ferreira.

O agente comunitário de saúde presta diversas orientações, e uma delas a ser oferecida ao paciente é quanto ao uso de medicamentos e o tempo de resposta de cada indivíduo, a fim de fazer com que ele não interrompa o tratamento. “Importante reforçar ao paciente que os medicamentos usados para tratamento de saúde mental comumente necessitam de alguns dias para começar a fazer efeito, levando muitos a desistir, por achar que não está tento o resultado esperado. Nesse sentido, o agente comunitário pode acompanhar e fazer um trabalho junto ao paciente e familiares, para que não abandone o tratamento”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

O treinamento, que acontece até sexta-feira, 4, no auditório da Faculdade Estácio Seama, também aproxima os agentes da rede de apoio a esse profissional, para que ele também possa ter uma referência na hora de relatar dúvidas. “É importante termos essa retaguarda na equipe, com profissional de saúde mental para relatar nossas próprias angústias no acompanhamento de pacientes e de outros grupos que demandam maior nível de atenção”, disse a agente de saúde comunitária, Ruth Picanço.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *