Agosto Lilás: MP-AP participa da abertura oficial da Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher

A titular da 2ª Promotoria de Justiça da Defesa da Mulher de Macapá, promotora de Justiça Andréa Guedes, representou a procuradora-geral de Justiça do do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, na segunda-feira (1), na cerimônia de abertura da Campanha Agosto Lilás, realizada no Monumento do Marco Zero do Equador, em Macapá. A ação promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), MP-AP e demais instituições parceiras, tem o propósito de combater e prevenir a violência contra a mulher.

Na ocasião, o Monumento que marca a passagem da Linha do Equador na capital amapaense recebeu a iluminação na cor lilás em adesão à campanha. A cerimônia também contou com a apresentação do espetáculo teatral “Espelhos”, do Grupo de Teatro Maré, voltado a temas que retratam o cotidiano da mulher. Composto inteiramente por mulheres, a encenação com música e dança fez alusão a histórias de injustiças contra a mulher e violência doméstica, bem como homenagens a grandes mulheres do Amapá, Brasil e Mundo.

De acordo com Andréa Guedes, o Ministério Público Estadual é parceiro dessas ações em favor da população feminina, e elogiou a iniciativa do TJAP. A promotora de Justiça ressaltou a importância da integração das instituições na defesa dos direitos das mulheres.

“Me sinto muito feliz de estar na 2ª Promotoria de Defesa da Mulher e hoje como representante da nossa PGJ, Dra. Ivana Cei, na abertura do Agosto Lilás, que marca a luta e coragem das mulheres na busca de mais espaço em nossa sociedade, pois nosso gênero de frágil não tem nada. Em nome do MP-AP, nos colocamos à disposição da Rede de Atendimento à mulher”, pontuou Andréa Guedes.

Parceiros

Além do MP-AP, são apoiadores da campanha: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP); Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE); Polícia Militar – BPTran; Igreja Adventista; Câmara de Vereadores de Macapá; Assembleia Legislativa do Amapá, (ALAP); e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP).

Autoridades

Estiveram presentes no evento, além da representante do MP-AP, o desembargador do TJAP, Carmo Antônio de Souza; a secretária de Estado da Mulher, Renata Apóstolo; os juízes de Direito do Tribunal de Justiça, Marconi Pimenta, Elayne Cantuária e Normandes de Sousa; a comandante da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), coronel Heliane Braga; o comandante da Capitania dos Portos do Amapá, capitão de Fragata da Marinha do Brasil, João Batista Reis; representantes da Rede de Atendimento à Mulher; imprensa e sociedade civil.

Sobre o Agosto Lilás

O mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher possui três datas importantes: 07 de agosto: 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06); 12 de agosto: três anos de sanção a Lei Estadual de Combate ao Feminicídio (Lei nº 2404/19); de 15 a 19 de agosto: 21ª edição da Campanha Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Denuncie

Para denunciar casos de violência contra a mulher, ligue 180. A central de atendimento à mulher funciona 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil. É gratuito e confidencial.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Elton Tavares e Fernanda Miranda, com informações da Ascom TJAP.
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *