Ah, Corpus Christi – Crônica de Elton Tavares (ilustrada por Ronaldo Rony)

A arte e o humor de Ronaldo Rony

Crônica de Elton Tavares

Ah, Corpus Christi! Esse dia que chega de mansinho, no meio da semana, quase como um gole de vinho na missa. O feriado que os fiéis esperam, não só pela celebração sagrada, mas, convenhamos, também pelo descanso prolongado. Hoje é dia de transubstanciação, palavra bonita que até parece mágica. E não é para menos: é o dia em que o pão vira corpo e o vinho vira sangue. Um milagre em plena quinta-feira. Vai entender.

Segundo a Bíblia, o livro de Eli (que alguns acham ser mitologia cristã, mas com o perdão do trocadilho, boto fé) Jesus transformou o simples no sagrado e o povo segue essa tradição com olhos brilhantes e corações esperançosos. Já teve missa e procissão. O padre, com seu ostensório dourado, conduziu a multidão. Coisa de fé, cultura e tradição, como de costume, os velhos costumes.

Claro que não fui na missa ou procissão, pois acordar cedo no feriado somente se estivesse de plantão do trampo de jornalista/assessor de comunicação. Aliás, os críticos dos fiéis fazem chacota, mas não perdem uma oportunidade de aproveitar o dia livre.

Tô é de ressaca. Sim, eu e minha mulher com “Corpus Cansadis” (como diria o filósofo Mussum) da noite passada. Não, não sou ateu ou herege. Respeito a fé alheia. Cada um carrega suas cruzes, seus milagres pessoais. A fé deles não me pertence, mas respeito.

E afinal, o que seria de nós sem esses rituais? Além disso, religiosos ou não (que é o meu caso, apesar de acreditar em Deus), tão de folga hoje em sua maioria. Isso que importa.

Hoje, enquanto a procissão passa, imagino o Salvador sentado num bar, com uma taça de vinho e rindo das nossas tentativas de entender o divino. É isso!

  • Parcialmente Completo!
    Não fui a Missa porque não me apanhastes aqui em casa !
    Observação…Elton mora em Macapá…eu em Osasco…
    Na Vila Yolanda…que para todos eu apresento como …
    O Laguinho… parcialmente Gelado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *