Alunos da Zona Rural de Pedra Branca do Amapari são atendidos por Programa Saúde na Escola

A Escola Municipal Tucano II, localizada na zona rural de Pedra Branca do Amapari, recebeu a visita dos profissionais em saúde do Programa Saúde na Escola (PSE), nesta terça-feira (15/10). O PSE é um programa do Governo Federal executado pela Prefeitura Municipal com o intuito de ampliar as ações de promoção à saúde por meio da prevenção a estudantes da rede pública, e acontece em todas as escolas do município.

A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde e leva para dentro das instituições de ensino enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, nutricionista, odontológicos, assistente social, entre outros profissionais. “Com essa proposta, a equipe de profissionais elabora ações que são executadas simultaneamente nas salas de aula e dependências das unidades de ensino”, informou o coordenador de Saúde, Tarlysson Soares. Entre as atividades de promoção à saúde e prevenção a doenças, estão: orientações e exames de saúde bucal e alimentação saudável, exames de acuidade visual e atualização vacinal.

“Cada aluno é acompanhado dos pais ou responsáveis. A equipe realiza medição de peso e altura para chegar ao cálculo do Índice de Massa Corpórea – IMC de cada aluno. Depois, todos passam por uma avaliação nutricional, por isso é indispensável a presença do responsável”, explicou Tarlysson.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial de saúde e educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, em que os atores se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *